Sala de Situação de Combate à Dengue discute ações preventivas
Cidade
Durante 2024, o município de Penápolis registrou 158 casos positivos e um óbito
Da Redação 25/11/2024Na manhã de sexta-feira (22), representantes de diversos setores se reuniram para discutir a estratégia de combate à dengue em Penápolis na Sala de Situação de Combate à Dengue. A iniciativa visa apresentar a situação epidemiológica do município e discutir ações para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
Participaram da discussão, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Santa Casa, Pronto Socorro, além de outras secretarias municipais, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, entre outros profissionais.
O secretário de saúde, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, destacou que Penápolis tem, atualmente, uma situação controlada de casos de dengue. “Durante 2024, registramos 158 casos positivos e um óbito. Comparado a municípios do mesmo porte, verificamos que Penápolis se destaca no combate a dengue”, afirmou o secretário.
“Esse cenário confirma que todas as ações conseguiram conter a proliferação do mosquito. As visitas casa a casa, orientações, os bloqueios com a remoção de criadouros e a aplicação do inseticida durante o fumacê são algumas estratégias que nossa equipe utiliza no combate à dengue”, afirmou o secretário.
Durante a Sala de Situação, a enfermeira do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Carolina Lemes Serafim, alertou para a baixa procura da vacina contra a dengue. “A vacina é voltada a jovens de 10 a 14 anos. Temos um público alvo de 3.800 jovens e apenas 466 se vacinaram. Precisamos que os pais e responsáveis entendam a importância dessa vacinação, pois ela protege contra os quatros tipos de dengue”, alertou a enfermeira.
A equipe de saúde ainda explicou que todos os casos suspeitos são notificados. “Todos os pacientes que procuram uma unidade de saúde e apresentem febre e mais um sintoma característico de dengue, como dor nos olhos e no corpo, manchas vermelhas, devem ser notificados oficialmente. Após o resultado do exame, sabemos se o caso foi confirmado ou descartado”, acrescentou a enfermeira. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.