FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Sala de Situação de Dengue aborda ações tomadas pelo poder público

Saúde

Penápolis tem 740 casos positivos de dengue, com uma morte confirmada do início de janeiro de 2025 até o dia 19 de fevereiro

Foram apresentadas ações da Prefeitura para enfrentamento da doença, bem como houve a discussão de estratégias

Foram apresentadas ações da Prefeitura para enfrentamento da doença, bem como houve a discussão de estratégias. Foto: Imagem/PMP

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Na última quarta-feira (19) a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis realizou uma nova reunião da Sala de Situação de Combate à Dengue, com a participação de representantes de diversos setores do poder público e comunidade.

De acordo com a finalidade do encontro, foram apresentadas as ações desenvolvidas pela Prefeitura para enfrentamento da doença, bem como houve a discussão de estratégias para eficiência do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças como a febre amarela, chikungunya e zika vírus.

O quadro mais recente da situação epidemiológica apresentado aponta que a cidade tem, do início de janeiro de 2025 até a referida data, 740 casos positivos de dengue, com uma morte confirmada. Outros 984 pacientes aguardam resultados de exames.


AÇÕES

O secretário municipal de Saúde de Penápolis, Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, discorreu sobre as ações da secretaria, destacando o acréscimo de um novo veículo para aplicação de inseticida, popularmente chamado de fumacê.

“Antes tínhamos um veículo circulando os bairros mas agora reforçamos para dois veículos, promovendo mais agilidade na tarefa”, contou.

Outro aspecto destacado pelo secretário é a atuação das equipes que trabalham em conjunto, incluindo os agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, e apoiadores de combate à dengue. Conforme a necessidade, todo o pessoas também recebe apoio da equipe de Zeladoria do Daep para tarefas de limpeza de áreas e imóveis desabitados.

“Nossas equipes permanecem firmes nas tarefas de visitas domiciliares, busca ativa de sintomas, aplicação de larvicidas em pontos estratégicos, e orientação à comunidade”, relatou o secretário.

Além disso ele complementou enfatizando que a equipe médica do pronto Socorro foi reforçada e que as unidades de Macro de Saúde do bairro Eldorado (Macro I) e do bairro Planalto (Macro 4) estão permanecendo abertas das 17h às 21h para atendimentos de casos de dengue.

Também a Secretaria Municipal de Comunicação Social tem produzido vídeos, artes gráficas, reportagens, publicações em jornal e páginas de notícias na internet, além de propaganda em rádio e lives em redes sociais acerca do assunto, podendo tudo ser acompanhado nas redes oficiais da Prefeitura no Facebook, Instagram e também no site oficial (www.penapolis.sp.gov.br) onde são disponibilizados os boletins de casos.


VACINA

A reunião contou também com a participação do médico infectologista do setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Fabrício Farias, que explanou a respeito de palestras que têm efetuado nas unidades de saúde do município para esclarecimentos sobre a dengue e suas características.

O médico ainda revelou preocupação com a conscientização de pais que não estão levando suas crianças e adolescentes para vacinação gratuita contra a dengue.

“Temos inclusive feito um trabalho junto aos médicos não infectologistas que trabalham com nossa população para que façam a prescrição da vacina, pois isso pode vir a ser um incentivo aos pais para encaminharem suas crianças e adolescentes aos postos de vacinação. Isso é muito importante”, frisou o médico Fabrício Farias.

Segundo ele, o público alvo em Penápolis é de 3.810 pessoas, porém apenas 192 foram devidamente imunizados com as duas doses da vacina.

“Além da procura ser pequena, temos um problema com aqueles que tomam a primeira dose e não voltam para tomar a segunda, inviabilizando o sucesso da imunização”, disse.

O secretário de Saúde, Luiz Washington, reforçou a fala do médico Fabrício e enfatizou que trata-se de uma vacina cara, que na rede particular pode ser encontrada em média entre R$400,00 e R$500,00 mas que está sendo oferecida gratuitamente na rede pública, portanto a comunidade deve aproveitar.

É aguardada com ansiedade, para breve, a chegada de novas vacinas desenvolvidas pelo Instituto Butantan, que têm apenas uma dose, e que talvez ajude a diminuir o problema.


FEBRE AMARELA

Outra importante presença no encontro foi da diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica da região de Araçatuba, Milenne Ura Dias, que traçou um quadro da situação em toda a região de referência, que engloba 40 municípios.

Milenne manifestou um grande receio com a questão do aparecimento de casos de febre amarela na região, concomitantemente à dengue. Isso ocorre pela presença do mosquito Aedes aegypti, que também transmite a febre amarela, pela presença de matas na região e o consequente trânsito da população por estas áreas, além da falta da vacinação, tendo em vista que o sistema público de saúde oferece gratuitamente a vacina da febre amarela.


SITUAÇÃO INTENSA

Ela ainda revelou que a região está caminhando para ser considerada atualmente como “situação intensa de dengue”, conforme a classificação das autoridades de saúde. Conforme Milenne, a região tem 9 óbitos confirmados e outros 18 sendo investigados, e que a média de idade destas mortes é de 30 a 69 anos.

A diretora forneceu também, aos profissionais da área presentes, algumas novas diretrizes e protocolos no atendimento de casos e confirmou a presença dos vírus 2 e 3 da doença circulando na região.

“Isso gera uma preocupação pois sabemos que as pessoas que já tiveram dengue anteriormente têm a chance maior de desenvolver a forma grave da doença”, alertou ela.


COLABORAÇÃO

O secretário municipal de Saúde, juntamente com o prefeito de Penápolis Caique Rossi, encerraram a reunião afirmando que a Prefeitura está atenta à situação e trabalhando fortemente.

Eles reiteraram ainda que é fundamental que a população colabore no combate à água parada.

“Vivemos época de chuvas e calor, e se a comunidade não cuidar de suas casas estará cada vez mais oferecendo chances de procriação do mosquito Aedes. Estamos fazendo nosso possível para evitar a situação, mas precisamos da população cuidando dos domicílios, onde se encontra a maior parte dos criadouros”, falou o prefeito.

“Com acúmulo de água em pratinhos de plantas, calhas, ralos e outros recipientes o mosquito transmissor se reproduz rapidamente”, acrescentou.


CAMPANHA DE IMUNIZAÇÃO

A vacina contra dengue está disponível para a população de 10 a 14 anos na rede pública das 07h às 16h. Pais e responsáveis devem encaminhar suas crianças e adolescentes para imunização, tendo em vista que a vacina protege contra os quatros tipos de vírus da dengue. É necessário levar um documento de identificação e a carteirinha de vacina.

As pessoas que por ventura não tenham condições de levar seus filhos a uma Macro de Saúde durante o dia para vacinar contra a dengue podem aproveitar a Macro de Saúde I – Jardim Eldorado – ou a Macro de Saúde IV – bairro Planalto – que funcionam até às 21h de segunda a sexta-feira.


POSTOS DE VACINAÇÃO

Macro I (avenida Euclides Garcia do Nascimento 546 - Jardim Eldorado)

Macro II (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins 99 - Centro)

Macro III (avenida Carlos Casela 822 - Santa Terezinha)

Macro IV (avenida Santa Casa, 2009 – Planalto)

(*) Com informações da Secom – PMP



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.