BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

‘Salão Paulista de Arte Naif’ está com inscrições até 2 de abril

Geral

1ª edição homenageia o artista José Antonio da Silva, um dos ícones da história

Museu de Arte Sacra de São Paulo receberá o 'Salão Paulista de Arte Naif'

Museu de Arte Sacra de São Paulo receberá o 'Salão Paulista de Arte Naif'. Foto: Iran Monteiro/Acervo MAS

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

O “Salão Paulista de Arte Naif” está com inscrições abertas até 2 de abril. A primeira edição do evento, realizado pela Totem, Barthô Naif e Cia Arte Cultura, homenageia o grande artista José Antonio da Silva e será promovida em duas etapas: de 26 de junho a 29 de agosto, no MAS (Museu de Arte Sacra de São Paulo), e de 22 de novembro a 8 de janeiro, no Museu Municipal “Dr. João Baptista Gomes Ferraz”, na cidade de Socorro.

São 60 vagas, gratuitas, e podem participar artistas de todo o Estado de São Paulo. O formulário on-line está no site http://www.spartenaif.com.br/. Com realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do ProAC (Programa de Ação Cultural), o “Salão Paulista de Arte Naif” nasce pelas mãos da Totem, Barthô Naïf e Cia Arte Cultura com a proposta de fomentar a arte naif paulista, por meio de um espaço de valorização, difusão e circulação das obras e dos artistas desta estética, a maioria autodidatas.

“Coração, alma, sofisticação e intensidade no uso de cores vibrantes são a matéria-prima da arte naif, que será representada nesta que, pretende ser, a maior exposição dos artistas paulistas dessa estética dos últimos tempos. Todos são convidados a apresentar seu olhar próprio, a diversidade de suas produções, fruto da multiplicidade de influências culturais e de sua história”, diz Marinilda Boulay, uma das curadoras do evento ao lado de Odécio Visintin Rossafa Garcia e Paco de Assis.

Nesta primeira edição, o “Salão Paulista de Arte Naïf” presta homenagem ao genial artista José Antonio da Silva, considerado um dos ícones da história da arte naif brasileira. Entre outras obras será apresentada uma de suas Vias Sacras, à qual pertence ao acervo do MAS.

“Ela foi produzida entre a década de 1960 e o início dos anos de 1970, e é composta por 16 pinturas, pois além das 15 estações, Silva incluiu no conjunto a Ressurreição de Jesus”, explica Odécio. Estas obras vão compor a exposição juntamente às obras dos 60 artistas selecionados e de artistas convidados, entre eles Graciete Ferreira Borges, a última esposa do artista.

O projeto contempla várias perspectivas. Serão duas exposições, de 26 de junho a 29 de agosto, no MAS, e de 22 de novembro a 08 de janeiro, no Museu Municipal de Socorro; quatro lives de capacitação, com o objetivo de gerar reflexões em torno das obras e colaborar para a formação de público para as artes visuais; curta-metragem e publicação de um livro catálogo (500 exemplares).

“A maior relevância desse projeto é justamente que ele propicia um panorama da produção de estética naif contemporânea no Estado, permitindo que cada criador lance seu olhar sobre a terra paulista de maneira livre e independente, dando vazão as suas percepções de mundo, com suas formas e cores peculiares, ajudando a pensar e a erguer um amanhã, como é próprio das produções naifs, plenas de otimismo”, ressalta Paco.


PARTICIPAÇÃO

Podem participar do “Salão Paulista de Arte Naif” artistas maiores de 18 anos, paulistas ou residentes no Estado de São Paulo há mais de dois anos, com duas obras (uma para cada museu) caracterizadas dentro da estética naif, que representem a criação primitiva, ingênua, espontânea e popular, e finalizadas entre os anos de 2019 a 2021.

As obras podem ser realizadas em qualquer técnica com tema livre e pesar, no máximo, dois quilos. O edital e o formulário de inscrição, até o dia 02 de abril, estão disponíveis no site http://www.spartenaif.com.br/.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.