Santa Casa busca se tornar hospital para captação de órgãos
Saúde
Outras medidas com o objetivo de obter novos repasses vem sendo adotada pela direção
Ivan Ambrósio 17/01/2020Como forma de aumentar a receita, a OS (Organização Social) AHBB (Associação Hospitalar Beneficente do Brasil) busca uma série de alternativas, dentre elas de cadastrar a Santa Casa de Penápolis em diversos programas vinculados ao Ministério da Saúde, com o objetivo de obter mais recursos.
Dentre as medidas, o superintendente Roberto Torsiano explicou que, recentemente, uma equipe de enfermeiros passou por capacitação no HB (Hospital de Base) de São José do Rio Preto, já que a associação quer cadastrar a unidade para a captação de órgãos.
Hoje quem faz isso é a Santa Casa de Araçatuba. “Com os funcionários passando pelo curso, já estamos providenciando a documentação necessária e as adequações e estamos bem confiantes de que dará certo”, comentou.
Em parceria com a Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) que conquistou o curso de Medicina, a Santa Casa busca, ainda, se credenciar para se tornar um hospital-escola. Caso isso ocorra, a expectativa é que a verba repassada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) aumente em até 50% da quantia hoje destinada.
“As conversas estão bem avançadas e estamos na fase de atender aos critérios exigidos”, destacou. Outra medida é a do Proad (Programa de Apoio ao Desenvolvimento), que financia recursos de isenção fiscal (Cofins e cota patronal do INSS), concedida aos hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, e visa apoiar o SUS na promoção da melhoria das condições de saúde da população brasileira.
“Temos recebido, constantemente, a visita de diretores do Hospital Israelita Albert Einstein, vinculados ao programa, para avaliar a estrutura e os serviços prestados”, ressaltou. Por fim, o hospital também busca se incluir no Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde) e elevar a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em nível 2 e, junto com a DRS (Departamento Regional de Saúde), implantar programas realizados pelo governo estadual, como, por exemplo, o ‘Corujão da Saúde’.
“Temos condições para transformar a Santa Casa, por meio de trabalho, em um centro de referência e, para isso, um dos fatores primordiais é a transparência, algo que adotamos desde quando a AHBB assumiu a gestão. Por isso, quero agradecer a todos que estão colaborando e já notando as melhorias, neste pouco tempo, que já conquistamos”, finalizou Torsiano.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.