Santa Casa de Araçatuba capta órgãos de adolescente vítima de acidente
Região
Foram recolhidos o coração, fígado, rins e córneas de uma estudante de 15 anos
Da Redação 17/08/2019A Santa Casa de Araçatuba realizou, na sexta-feira (16), mais uma captação de órgãos para transplante. O coração, fígado, rins e córneas de uma estudante de 15 anos foram captados por equipes de cirurgiões do HB (Hospital de Base) de São José do Rio Preto.
A garota, que residia em Ilha Solteira, estava internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) desde o dia 10 para tratamento de um traumatismo craniano grave decorrente de acidente automobilístico. Infelizmente, apesar dos esforços, ela não resistiu e teve morte encefálica constatada na quinta-feira (15), por volta de 10h, após todos os exames realizados pelo protocolo.
A família aceitou doar os órgãos. O fígado, rins e córneas serão encaminhados para o HB para serem transplantados em pacientes da fila de espera que sejam compatíveis com os fatores da doadora. O coração, por questões de incompatibilidade, não será encaminhado ao Incor (Instituto do Coração) em São Paulo para transplante convencional e sim para o ao Banco de Tecidos Humanos de Curitiba (PR) para retirada de válvulas cardíacas para transplantes em dois pacientes.
Trata-se de uma nova modalidade que beneficiará pacientes com insuficiência cardíaca em todo o país. O trabalho é feito em parceria entre o HB e o Banco de Tecidos. Essa será a primeira vez que um coração doado por meio da Santa Casa de Araçatuba será utilizado para essa finalidade.
ACIDENTE
A adolescente viajava em uma VW Parati, que bateu em um Vectra na rodovia Feliciano Sales Cunha (SP-310). Quando a equipe da Polícia Militar Rodoviária chegou ao local, encontrou um dos carros em chamas. Edilson Pereira da Silva, de 47 anos, que conduzia a Parati, morreu no local, enquanto as outras vítimas foram socorridas e levadas para o hospital.
Também estavam no automóvel uma mulher, de 45, que seria esposa do condutor, a filha do casal, 15, e a amiga da família, que morreu na quinta-feira. A filha do casal ficou hospitalizada, mas também morreu, ainda naquele sábado.
O Vectra envolvido no acidente era conduzido por um servente de 31 anos, que estava acompanhado de um estudante, de 18. Apesar de ferido, ele disse aos policiais no hospital que seguia sentido a Ilha Solteira e que um caminhão, que estava logo à frente, teria freado de forma brusca.
Para evitar a colisão, ele brecou e acionou o freio de mão. A ação fez com que o carro rodasse na pista e fosse de encontrou à Parati, que seguia no sentido contrário. A polícia constatou que o servente não possui carteira de habilitação. Ele fez o teste do bafômetro, que não apontou ingestão de bebida alcoólica. (*) Com informações dos sites Regional Press e Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.