Santa Casa de Araçatuba limita cirurgias por falta de anestésico
Região
Para contingenciar a situação, hospital tem realizado apenas cirurgias de emergência
Da Redação 24/06/2020A falta de anestésicos usados em cirurgias e na sedação de pacientes para intubação, nos casos mais graves de covid-19, atinge também a Santa Casa de Araçatuba (SP), que é referência em alta complexidade para 40 municípios da região.
A informação foi confirmada pelo hospital, por meio da assessoria de imprensa, após questionamentos da reportagem do Hojemais Araçatuba, que recebeu denúncias sobre a situação.
Conforme leitores, procedimentos estão sendo cancelados e adiados porque não há anestésicos no hospital. Uma das denúncias informava o adiamento de uma cirurgia de amputação de membro. Em outra, o relato era de atraso em procedimento pela falta do medicamento.
De acordo com a Santa Casa, o medicamento é utilizado tanto para realização de cirurgias quanto nos procedimentos de intubação de pacientes que precisam de ventilação mecânica. Nesse segundo caso, houve um aumento da demanda durante a pandemia de covid-19.
“A administração do hospital está contingenciando a situação em duas frentes: limitando a realização de cirurgias somente aos casos de emergência; e realizando busca incessante para adquirir o medicamento e reforçar as reservas necessárias às finalidades às quais se destina”, explicou a Santa Casa.
SABATINA
A secretária de Saúde de Araçatuba, Carmem Sílvia Guariente, falou da falta de anestésicos durante a sabatina a qual foi submetida na Câmara dos Vereadores, na última segunda-feira (22).
De acordo com a secretária, o problema é nacional e atinge também outro medicamento utilizado no tratamento da H1N1, o Tamiflu (oseltamivir). O antibiótico é fornecido pelo Ministério da Saúde aos municípios e pode ser indicado quando há suspeita de infecção pelo vírus influenza, antes da confirmação do diagnóstico de covid-19. “Está em falta porque o mundo inteiro usou antes da gente”, disse Carmem.
As informações foram em resposta a pergunta do vereador Jaime José da Silvia, o Dr. Jaime (PSDB) sobre o que estaria em falta na Saúde.
NOROESTE
O desabastecimento de sedativos e relaxantes musculares preocupa as autoridades de Saúde do noroeste paulista. Conforme reportagem do site G1, a situação já afetou Catanduva e São José do Rio Preto.
A Santa Casa de São José do Rio Preto suspendeu todas as cirurgias eletivas por conta do baixo estoque e o HB (Hospital de Base), que é referência regional para o tratamento de covid-19, também fez o mesmo no mês passado. Como a situação melhorou um pouco, segundo a reportagem, a diretoria decidiu recentemente retomar alguns procedimentos.
Em Catanduva, todos os hospitais estariam com escassez do medicamento.
MINISTÉRIO PÚBLICO
A falta de medicamentos em hospitais foi um dos temas abordados em reunião virtual entre o Ministério Público de São Paulo e autoridades da região noroeste, no último fim de semana.
De acordo com o MP-SP, diversos hospitais regionais vêm sofrendo com a ausência de sedativos e relaxantes musculares, situação que é acompanhada pelas Promotorias de Justiça da região. (*) Por Aline Galcino - Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.