JOVEM PAN PENÁPOLIS

Santa Casa ganha mais leitos de UTI para tratamento de covid-19

Região

Também foram autorizados leitos para enfermaria, elevando de 42 para 68 os exclusivos para pacientes com a doença

Novos respiradores foram entregues na quinta-feira e já foram instalados na UTI-Covid

Novos respiradores foram entregues na quinta-feira e já foram instalados na UTI-Covid. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Santa Casa de Araçatuba (SP) anunciou na tarde desta segunda-feira (15), que aumentou de 42 para 68 o número de leitos exclusivos para tratamento de pacientes com sintomas de covid-19, doença provocada pelo coronavírus.

Com relação aos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que até então eram nove, subiu para 19 com a chegada dos dez respiradores entregues pelo governo do Estado na quinta-feira (11).

Os equipamentos da marca Biovent foram importados da Turquia e, segundo a assessoria de imprensa do hospital, são os primeiros destinados exclusivamente a pacientes de covid-19.

De acordo com a Santa Casa, existem outros 48 respiradores na instituição, para utilização nas quatro UTIs (Geral, Coronariana e Neonatal).

Com a chegada dos novos respiradores, a chamada UTI-Covid passa a ocupar todo o primeiro andar do prédio onde está instalado o Hospital do Rim.

Junto com os novos leitos de UTI, foram autorizados também novos leitos de enfermaria para pacientes com sintomas de covid-19.

   
VISTORIA

A autorização dos novos leitos aconteceu na manhã desta segunda-feira, durante visita de inspeção realizada pelo diretor técnico do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba, Sérgio Smolentzov. Ele esteve acompanhado de técnicos do Serviço de Vigilância Sanitária do Estado.

Em nota distribuída à imprensa, o diretor clínico da Santa Casa, Fábio Bombarda, explica que houve uma antecipação na capacidade de internação no hospital devido ao aumento de pacientes de Araçatuba e da região.

“Com isso, estamos oferecendo mais conforto e segurança aos pacientes”, informa, acrescentando que essa antecipação foi uma iniciativa conjunta entre a administração, a direção técnica e a direção clínica do hospital.

De acordo com ele, desde o começo da pandemia, foram criados gradativamente, 32 leitos, totalizando 49 leitos destinados exclusivamente a pacientes com sintomas de covid-19.


DEMANDA

A necessidade de ampliação nos leitos de UTI, de acordo com Bombarda, deve-se principalmente ao longo período de internação dos pacientes com sintomas graves.

De acordo com ele, normalmente esses pacientes acabam ficando mais de duas semanas no hospital e, com a chegada de novos pacientes, gera aumento da demanda de leitos.

Com ampliação da capacidade, tanto de leitos de UTI, como na enfermaria, a expectativa do hospital é assistir com melhor qualidade as pessoas que precisam de atendimento.


CUIDADOS

Apesar da estrutura disponível, o médico alerta que é preciso manter os cuidados, principalmente com os idosos, que são as pessoas que evoluem para casos mais graves, e também com as pessoas que possuem outras comorbidades, como diabetes, pressão alta, problema no coração e doenças neurológicas.

“É muito importante cuidarmos dos nossos idosos, das pessoas que são mais frágeis e nos cuidar, usando máscara, lavando as mãos, pois a ciência nos mostra que o mais importante é que nós nos cuidemos”, explica o médico. (*) Por Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.