JOVEM PAN PENÁPOLIS

Santa Casa reduz período de visitas e suspende trabalhos voluntários

Saúde

Medidas foram tomadas em virtude da pandemia do Covid-19

Visitas serão das 11h às 13h aos pacientes que estejam nos leitos; na UTI, das 11h às 12h

Visitas serão das 11h às 13h aos pacientes que estejam nos leitos; na UTI, das 11h às 12h. Foto: Ivan Ambrósio

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A OS (Organização Social) AHBB (Associação Hospitalar Beneficente do Brasil), que administra a Santa Casa de Misericórdia de Penápolis, suspendeu alguns trabalhos voluntários e reduziu o horário de visita aos pacientes em virtude da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus.

Conforme comunicado publicado nas redes sociais do hospital, as visitas acontecerão das 11h às 13h aos pacientes que estejam em um dos leitos. Já os internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o horário será das 11h às 12h, podendo apenas uma pessoa entrar.

A direção ainda informou que, foram interrompidas, por tempo indeterminado, as visitas religiosas, o projeto ‘Doutores do Coração’, bem como a entrada de crianças menores de 12 anos e idosos acima dos 60. Não foi informado se as cirurgias eletivas, consultas ambulatoriais e exames eletivos agendados também estão suspensos.


CISA

O Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde) da microrregião de Penápolis emitiu uma portaria dispensando os funcionários que prestam serviços e que fazem parte do chamado ‘grupo de risco’ do coronavírus. A liberação vale pelo período de 21 dias, entretanto, o profissional deverá estar à disposição ou realizar suas atividades profissionais no sistema de trabalho remoto, sempre que possível.

A medida, tomada pelo coordenador geral, Agnaldo César Duarte, abrange funcionárias que estejam gestantes, maiores de 60 anos e doentes crônicos, sendo estes funcionários do consórcio ou servidores cedidos.

Conforme a portaria, os servidores que sejam diabéticos, cardiopatas, portadores de asma e outras patologias respiratórias devem buscar avaliação médica para requerer afastamento das atividades profissionais, devendo apresentar atestado médico com CID (Código de Identificação da Doença).

A determinação segue as normas classificadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Além disso, a portaria estabelece que os demais funcionários devem intensificar os cuidados básicos de prevenção, além de orientar todos os usuários do sistema para que também possam adotar meios de prevenção.

Outra medida adotada pelo consórcio foi a suspensão das consultas médicas em especialidades e exames tanto nas instalações próprias, quanto por empresas contratadas.

Duarte destacou que tais serviços são eminentemente eletivos, ou seja, não precisam ser realizados em caráter de urgência ou emergência, e serão reagendadas assim que houver a normalização do sistema de saúde local, o que foi determinante para tomada da decisão.

A dispensação de medicamentos no Caps-2 (Centro de Atenção Psicossocial) será exclusivamente aos usuários residentes em Penápolis, sendo que aos demais serão remetidos às respectivas secretarias, departamentos, setores ou outra denominação local que tiver, evitando a circulação e aglomeração de pessoas.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.