Santuário divulga programação das Santas Missões Populares Franciscanas
Cidade
A abertura será neste domingo (25) na missa das 19h30, onde haverá acolhida e envio dos missionários
Gilson Ramos 22/08/2019No período de 25 de agosto a 1º de setembro, acontece na Paróquia do Santuário São Francisco de Assis, em Penápolis, as Santas Missões Populares Franciscanas. Um grande número de missionário visitará residências e comércios no âmbito paroquial, de acordo com acolhimento feito na pré-missão.
A programação oficial foi divulgada, após um encontro com as equipes de coordenações das Missões e Comunidades para ajustes finais. A abertura será neste domingo na missa das 19h30, onde haverá acolhida e envio dos missionários. A celebração tem como tema “Igreja em estado permanente de missão”.
Durante a semana, os missionários estarão nas comunidades da paróquia; além do Santuário (centro), São Pedro (Jd. Alphaville), São Sebastião (Florença), Fátima (Vila Fátima), Aparecida (Vila Aparecida), São João (Vila São João) e Bom Jesus (Vila São Joaquim). A programação vale para todas as comunidades durante as Santas Missões.
ATIVIDADES
Na segunda-feira (26), com o tema “Igreja, casa da iniciação à vida cristã”, às 6h haverá a Procissão da Penitência. Às 8h oração e distribuição dos trabalhos. Às 9h visitas às famílias, doentes e comércio; após a pausa para almoço, retorna às 14h com visitas às famílias, doentes e comércio. ÀS 19h30, Missa da Consagração das crianças à N.S.Aparecida em todas as comunidades.
Para a terça-feira (27) com o tema “Igreja: a serviço da vila plena para todos”, às 8h terá oração e distribuição dos trabalhos; às 9h visitas às famílias, doentes e comércio; este mesmo trabalho será retomado às 14h após o almoço. No período da noite, às 19h30 será celebrada a Missa da Solidariedade e bênção dos alimentos, das chaves dos veículos. No Santuário missa na intenção especial dos comerciantes e trabalhadores.
Na quarta-feira (28), a missão acontece sob o tema “Igreja: a grande família de Deus” com procissão da Penitência às 6h, oração e distribuição dos trabalhos às 8h e visitas às famílias, doente se comércio a partir das 9h, mesma ação que retorna após o almoço às 14h.
No Santuário, Aparecida e Fátima, às 15h, terá a Celebração da Saúde-Missa dos Enfermos. No período noturno, às 19h30, Missa da Família com bênção das famílias e das chaves da casa.
Para a quinta-feira (29) e com o tema “Igreja: comunidade de comunidades e Sinal de Luz para o Mundo”, às 8h o dia começa com oração e distribuição dos trabalhos; às 9h visitas às famílias, doentes e comércio, que se repete a partir das 14h.
Às 19h30, todos os missionários e comunidades participam da Celebração da Luz: Procissão Luminosa, Renovação das Promessas Batismais e Bênção do Santíssimo. A concentração será na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho, com caminhada até o Santuário para a celebração.
Já na sexta-feira (30), o tema será “Igreja Casa da Misericórdia”, começando o dia às 6h com a Celebração dos Fiéis Defuntos no Cemitério. Às 8h oração e distribuição dos trabalhos; às 9h visitas às famílias, doentes e comércio, que retorna à tarde, a partir das 14h, após o horário de almoço. Às 9h e às 14h terão Confissões e Orientações Espirituais. Às 19h30 tem Celebração Penitencial – Bênção da Água.
O sábado (31) terá o tema “Maria, modelo da Igreja a caminho”, onde às 8h haverá oração e distribuição dos trabalhos; às 9h atividades com as crianças e adolescentes nas comunidades. Às 15h, no Santuário, haverá Encontro com as lideranças. Já às 16h, na Igreja da Aparecida, Encontro com os jovens. Às 20h Missa da Juventude na Comunidade Aparecida (neste dia não haverá missas nas comunidades Bom Jesus e São Sebastião).
As Santas Missões Populares Franciscanas terá no domingo (01) o tema “Agora é tempo de ser Igreja: Somos enviados em Missão”. Às 9h30 haverá Missa de Encerramento da Semana Missionária – Procissão e Levantamento do Cruzeiro. Neste dia não haverá missas nas comunidades Fátima, São Pedro e São João Batista.
ACOLHIMENTO
De acordo com o Pároco do Santuário São Francisco de Assis, frei Adalto Antônio, as Santas Missões Populares Franciscanas são um grande momento de evangelização, de anúncio da alegria do Evangelho.
No período de 25 de agosto a 1 de setembro, a Paróquia receberá um grande número de missionários, frades e irmãs religiosas que fazem parte da Família Franciscana. “Mas há também muitos homens e mulheres, leigos, pais e mães de família que amam o carisma de São Francisco e participam do trabalho de evangelização” - disse.
Os frades franciscanos que estarão nas comunidades durantes as missões são freis Alonso, Longares, Sérgio, Pedro, Maurício, Décio, Claudemir e Anderson.
Conforme frei Adalto, a comunidade vai acolhê-los, oferecer alimentação, pouso, coisas necessárias para bem viver a ajudará no pagamento das despesas de viagem de cada um deles. “Alguns virão de longe, e precisarão do nosso acolhimento”. O trabalho missionário é doação, um gesto de gratuidade.
“São pessoas que levam a sério o convite de Jesus de irem pelo mundo anunciando a Boa Nova do Evangelho. São homens e mulheres de Deus, gente muito simples, sendo que alguns leigos aproveitam o tempo das férias para fazerem Missão” – ressaltou.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.