Santuário realiza tríduo em preparação à festa de São Francisco de Assis
Cidade
Sexta-feira (4) é feriado municipal, onde oficialmente se comemora o padroeiro de Penápolis
Gilson Ramos 01/10/2019Celebrando a parte religiosa dos festejos de São Francisco de Assis, santo padroeiro da Paróquia do Santuário e também da cidade de Penápolis, um tríduo acontece todas as noites desta semana. Com celebrações às 19h30, no Santuário, comunidades, pastorais e movimentos paroquiais prestam sua homenagem ao padroeiro.
Cada celebração tem um tema. Para esta terça-feira (01), segundo dia do tríduo, a abordagem é “Com São Francisco queremos ser Igreja Missionária”. Participam da organização da liturgia as comunidades de Fátima, Aparecida e os Movimentos Vicentinos, Catequese, Apostolado da Oração e Cursilho.
Na quarta-feira (2) a temática será “Com São Francisco queremos viver em fraternidade” com a participação das comunidades Bom Jesus e São Pedro e as Pastorais Familiar, do Batismo e Ministros de Eucaristia e Acolhida.
A quinta-feira (3) marca o trânsito (morte) de São Francisco. Missa e encenação “Com São Francisco queremos conquistar a Vida Eterna”. Participam da liturgia os membros do Santuário, RCC (Renovação Carismática Católica), Coroinhas e OFS (Ordem Franciscana Secular).
PADROEIRO
Sexta-feira (4) é feriado municipal, onde oficialmente se comemora o padroeiro de Penápolis, São Francisco de Assis.
O dia começa com Missa de São Francisco às 7h. Às 9h, a tradicional Bênção dos animais e plantas no pátio do Santuário. Ainda na parte da manhã, às 10h, Missa da Catequese.
Os festejos em honra ao padroeiro se concluem à noite, a partir das 18h, com procissão saindo da 1ª Casa de Penápolis em caminhada em direção ao Santuário, onde será celebrada Missa Solene.
RELICÁRIO
Neste domingo (29), ao final da Missa dos Romeiros, presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Carlos da Silva, a Paróquia inaugurou a “Capela das Relíquias”, com a exposição das relíquias (fragmentos ósseos) de São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis.
Neste espaço onde fica a imagem do Cristo crucificado, agora também estão as relíquias e as imagens dos santos que muito tem a ver com a formação religiosa dos católicos penapolenses, através da presença dos Frades Menores Capuchinhos, presentes nestas terras desde a fundação da cidade.
As relíquias destes dois grandes santos vieram diretamente de Assis na Itália. Portanto, conforme exaltou o pároco do Santuário, frei Adalto Antônio, “é um sinal vivo da presença de Francisco e Clara entre nós”.
“Diante das relíquias de Francisco e Clara de Assis somos convidados a nos ajoelhar, e no silêncio de nossas preces contemplar a santidade de Deus que se expressa na vida da Igreja e acolher as bênçãos e graças que Deus derrama continuamente sobre nós” – disse o religioso.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.