JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Santuário São Francisco anuncia retomada das celebrações presenciais com restrições

Cidade

Celebrações no âmbito paroquial se darão apenas no Santuário, neste momento, e, tão somente, aos domingos

Distanciamento social, uso obrigatório de máscara, limitação a 30% da capacidade de ocupação, fornecimento de álcool gel 70% e higienização antes e após cada celebração são algumas das medidas a serem observadas para a retomada das missas

Distanciamento social, uso obrigatório de máscara, limitação a 30% da capacidade de ocupação, fornecimento de álcool gel 70% e higienização antes e após cada celebração são algumas das medidas a serem observadas para a retomada das missas. Foto: Arquivo/JI

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Com as atividades religiosas interrompidas desde meados de março, por conta do novo coronavírus (Covid-19), e seguindo recomendações das autoridades de saúde e da Cúria Diocesana, o Santuário São Francisco de Assis, de Penápolis, anuncia que retoma neste próximo domingo, dia 7 de junho, na Solenidade da Santíssima Trindade, as missas presenciais. Porém, a presença dos fiéis será controlada e seguindo restrições para evitar contágio pelo coronavírus.

A volta tem embasamento nos decretos municipais de flexibilização das atividades e, também, na Nota Orientativa do bispo diocesano Dom Francisco Carlos da Silva, de prevenção ao coronavírus e abertura gradual e parcial de algumas atividades religiosas na Diocese Lins, de 29 de maio.

Distanciamento social, uso obrigatório de máscara facial, limitação a 30% da capacidade de ocupação do Santuário, fornecimento de álcool gel 70% e higienização antes e após cada celebração são algumas das medidas a serem observadas para a retomada das missas. Recomenda-se, neste momento, que as pessoas do grupo de risco fiquem em casa, e que não comparecem ao templo religioso. Aliás, a legislação que permite a volta das atividades religiosas no município, consoante a decreto do Governo Federal, proíbe durante a quarentena a presença nas missas e cultos e demais celebrações de idosos, imunodeprimidos e imunossuprimidos.

A regulamentação em Penápolis para a retomada das atividades religiosas está contida no decreto municipal nº 6442, de 24 de abril de 2020 que altera o inciso  XII,  do  artigo  3º  do  Decreto  nº6425,  de  08  de  abril  de  2020,  que  dispõe  sobre  o fechamento do comércio em geral. O decreto foi publicado no dia 27 de abril no Diário Oficial Eletrônico do município.

O Santuário tem capacidade de abrigar até 800 pessoas sentadas. Observando o decreto municipal, podem participar, em cada missa, até 240 pessoas. A Paróquia, que está sendo administrada provisoriamente pelo frei Edmar Hermínio da Silva, deverá se manifestar nas próximas horas como será garantido o acesso dos fiéis até o limite permitido.

O Santuário deverá ser a primeira paróquia de Penápolis a retomar as celebrações presenciais, com restrições. As celebrações no âmbito paroquial se darão apenas no Santuário, neste momento, e tão somente aos domingos. Serão quatro missas, conforme o costume. Ás 7h com transmissão ao vivo pela Rádio Difusora FM e pelo Facebook na página da Pascom (Pastoral de Comunicação do Santuário). As demais missas ocorrerem às 10h, 18h e 19h30.


ORIENTAÇÃO

Na nota da Diocese orientando a abertura gradual e parcial de algumas atividades pastorais, o bispo Dom Francisco Carlos emite orientação para a retomada segura. Ele ressalta que “a vida é dom e compromisso”.

Considera que cada município da diocese siga as orientações locais. Continua a determinação de, excepcionalmente neste ano, da suspensão da missa de Corpus e as missas de padroeiros, presencialmente (realizar de forma privativa e online), bem como procissões para evitar aglomerações.

Pensando na participação dos fiéis, o bispo recomenda ainda que, onde for conveniente e necessário, multipliquem-se os horários das celebrações da Santa Missa, favorecendo uma quantidade menor de participantes por missa.

Na nova diretriz, a Diocese libera a volta das celebrações das exéquias (cerimônia realizada nos velórios), mas que deverão acontecer de forma breve, com número restrito de participantes, destinada somente aos familiares, com um total máximo de 10 pessoas.

Permanecem suspensas, por ora, as missas temáticas, reuniões, retiros, grupos de orações, confissões, catequese e outras atividades pastorais presenciais, sendo mantidas as atividades online.

Por fim, o bispo insiste para que as Paróquias incentivem a arrecadação de alimentos aos pobres e necessitados, pois “e tempo de solidariedade e união de esforços”.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.