Sasc inicia ações do Programa Criança Feliz
Cidade
Iniciativa é do governo federal, que objetiva promover o desenvolvimento das crianças
Da Redação 20/11/2020No início deste mês de novembro, a Sasc (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania) iniciou, oficialmente, as ações do Programa Criança Feliz na cidade. A iniciativa é uma ação do governo federal, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância.
São públicos prioritários do Programa Criança Feliz: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis e suas famílias atendidas no Benefício de Prestação Continuada e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar.
Segundo explicou a titular da Sasc, a assistente Social Suely Valdstein de Queiroz, o município se credenciou ao programa. “A partir daí, tivemos direito de receber os recursos mensais destinados à efetivação das ações. Desta forma, vem sendo possível atender de início 150 beneficiários cadastrados”, disse.
O desenvolvimento do programa se dá por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultural e direitos humanos. “Durante as visitas, é observada a relação da família com as crianças, o vínculo estabelecido entre eles, assim como o desenvolvimento dos pequenos. A partir do que é observado, são elaboradas atividades para potencializar esses aspectos”, explicou.
“Conforme as demandas percebidas, os nossos visitadores encaminham as famílias para outros serviços disponíveis na rede pública”, acrescentou a secretária. “Na nossa pauta está ainda o apoio à gestante e toda sua família na preparação para o nascimento, cuidados perinatais, colaboração para o bom exercício da parentalidade, entre outros importantes assuntos relacionados”, observou.
Para desenvolver esta tarefa, a Sasc conta com o apoio de uma equipe formada por nove visitadores - universitários dos cursos de Psicologia e Pedagogia -, mais dois supervisores e um coordenador. Todos os profissionais que atuam no Programa Criança Feliz participaram de cursos e capacitações promovidos pelo governo federal, de forma online.
“De acordo com o Mistério da Cidadania, o Criança Feliz se tornou o maior programa do mundo de visitação domiciliar para a primeira infância e atua diretamente no desenvolvimento infantil. Ficamos muito felizes em fazermos parte desta frente de trabalho, proporcionando melhoria para a qualidade de vida das nossas crianças e futuras gerações”, avaliou a secretária. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.