Sasc promove reunião com equipe do ‘Criança Feliz’
Cidade
Programa foi iniciado em novembro de 2020 e consiste em promover o desenvolvimento integral
Da Redação 16/01/2021Nesta semana, foi realizada uma reunião entre o novo comando da secretaria municipal de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e a equipe que atua no Programa Criança Feliz. O objetivo, segundo informou o titular da Sasc, Pedro Luís Menti Sanchez, foi conhecer os profissionais e planejar as ações para o decorrer do ano.
Ele informou que, durante o encontro, foram discutidos detalhes sobre a realização de visitas presenciais, adotando-se as cautelas necessárias para prevenção ao coronavírus, além de outros aspectos que envolvem a atuação junto às comunidades da zona rural e olarias. O programa foi iniciado em Penápolis em novembro do ano passado e consiste em promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância.
A iniciativa é do governo federal e visa atingir um público prioritário formado por gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e também de até seis, afastadas do convívio familiar.
A cidade se credenciou ao programa, e a partir daí tem recebido recursos para ações com aproximadamente 150 beneficiários. O desenvolvimento se dá por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultural e direitos humanos.
Durante as visitas, é observada a relação da família com as crianças, o vínculo estabelecido entre eles, assim como o desenvolvimento dos pequenos. Também questões relacionadas às gestantes e suas famílias, preparação para o nascimento, cuidados perinatais, colaboração para o exercício da parentalidade, entre outros assuntos.
Para desenvolver esta tarefa, a Sasc conta com o apoio de uma equipe formada por nove visitadores - universitários dos cursos de Psicologia e Pedagogia -, mais dois supervisores e um coordenador. Todos os profissionais que atuam no programa participaram de cursos e capacitações promovidos pelo governo federal, de forma online. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.