Saúde anuncia que Penápolis terá Núcleo de Atendimento Pós Covid
Saúde
Espaço terá equipe especializada para atender os que se curaram
Da Redação 21/07/2021Dentro de pouco tempo, a Prefeitura terá um serviço especializado para atender pacientes e seus familiares com sequelas causadas pelo coronavírus. Trata-se do “Núcleo de Atendimento Pós Covid”, que funcionará junto à Unidade de Acolhimento de Sintomático Respiratório, localizada na Macro de Saúde 2, conhecida como “Postão do Centro”.
O espaço terá uma equipe especializada com médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas para atender os que se curaram da Covid-19, mas que apresentam alguma sequela da doença e, portanto, precisam de monitoramento e auxílio no tratamento.
Segundo comentou o secretário municipal de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, a Covid ainda é uma doença nova, em que a comunidade científica e os profissionais da medicina estão buscando conhecê-la.
“Ela se manifesta de formas variadas em cada pessoa, podendo, inclusive, causar diversas sequelas e fragilidades respiratórias, neurológicas, motoras, emocionais, dentre outras. Por isso, o núcleo é importante para que possamos acompanhar e tratar os pacientes que apresentam sequelas dessa doença para sua reabilitação”, explicou.
Dentre as sequelas mais comuns apresentadas por alguns pacientes que se curaram do coronavírus estão falta de ar, tontura, vertigem, cefaleia (dor de cabeça), perda de memória, dificuldade de locomoção, coordenação motora, perda de olfato, dores emocionais, entre outras.
EMOCIONAL
O secretário ressalta que o serviço proporcionará o atendimento do aspecto emocional, tanto dos pacientes que tiveram a Covid, quanto aos que perderam algum familiar pela doença.
“Neste período de pandemia, muitas pessoas estão em sofrimento emocional por conta de sequelas da doença e também alguns familiares não conseguem lidar com o luto de entes queridos. É evidente os casos de insegurança, ansiedade, síndrome do pânico, desencadeados pela doença. Tudo isso será monitorado em nosso núcleo”, afirmou. O atendimento desses pacientes será feito por meio de encaminhamento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), onde o paciente realiza o acompanhamento médico.
CONTRATAÇÃO
Para a implantação do espaço, a Prefeitura fará, nesta sexta-feira (23), uma licitação para a contratação de profissionais que atuarão neste serviço. Serão contratados dois psicólogos, dois terapeutas ocupacionais e dois fisioterapeutas, que atuarão por 20 horas semanais, de forma emergencial e temporária, podendo ser pessoa física ou jurídica.
O prazo de vigência do contrato será de três meses, podendo ser prorrogado pelo prazo legal. Para a contratação, serão utilizados recursos da secretaria, oriundos do governo estadual, específicos para o combate à Covid-19.
Os demais, como médicos, enfermeiros e administrativos, serão do quadro de funcionários da administração. De acordo com o secretário, o início das atividades do núcleo será muito em breve, assim que os profissionais vencedores da licitação forem contratados. A Macro fica localizada na avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, 99, no Centro. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.