JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Saúde cria Serviço de Assistência Farmacêutica

Saúde

Referido serviço faz parte da estrutura organizacional do Departamento da Atenção Secundária, Apoio Diagnóstico e Terapia

Equipe do serviço reunida, em uma das ações de planejamento

Equipe do serviço reunida, em uma das ações de planejamento. Foto: Imagem/PMP

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Com início da vigência da Reforma Administrativa da Prefeitura de Penápolis, no último mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde criou uma frente de trabalho específica para gestão de todas as demandas relacionadas a medicamentos. Trata-se do Serviço de Assistência Farmacêutica.

O referido serviço faz parte da estrutura organizacional do Departamento da Atenção Secundária, Apoio Diagnóstico e Terapia. O mesmo é responsável por construir, em conjunto com o corpo técnico da Secretaria de Saúde, a Política Municipal de Medicamentos.

Além disso, o Serviço de Assistência Farmacêutica também organiza a aquisição, a distribuição e o armazenamento dos medicamentos da rede pública municipal, incluindo medicamentos de alto custo.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Penápolis, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento, essa nova estrutura veio para garantir a qualidade da dispensação e o uso racional dos medicamentos, nos diferentes níveis da atenção à saúde.

“É um serviço que coordena as atividades do Almoxarifado Central e das farmácias nas diversas unidades de saúde. Ele administra especificamente a logística de aquisição, armazenamento e distribuição dos medicamentos adquiridos pela Prefeitura e os enviados pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde”, explicou o secretário.

Ele lembrou ainda que essas tarefas já eram executadas pela secretaria antes da criação do serviço, porém não havia um setor e uma estrutura específica para isso, se diluindo dentro da secretaria junto às outras demandas.

“Certamente ganhamos com a criação do Serviço de Assistência Farmacêutica, pois o gerenciamento passa a ser ainda mais detalhado, com estabelecimento de rotinas, procedimentos e supervisão de todo o ciclo da medicação, desde o planejamento de compra, o processo de aquisição, o recebimento e a conferência, armazenamento, controle de segurança e distribuição”, afirmou ele.

“Com isso também conseguimos, de forma ainda mais eficiente, sistematizar os relatórios com as estatísticas de consumo de medicamentos”, concluiu o médico.

Atualmente o município de Penápolis conta com 9 farmacêuticos contratados, atuando em farmácias nas Macros de Saúde 1, 2, 3 e 4, além do Alto Custo e Pronto Socorro Municipal. (*) Por Secom – PMP



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.