Saúde de Penápolis elabora protocolo de prevenção contra o coronavírus
Cidade
Serão disponibilizados pontos de higienização com álcool gel em setores de utilidade pública
Da Redação 14/03/2020Colaboradores de diversas áreas da secretaria municipal de Saúde de Penápolis se reuniram, nesta quinta-feira (12), para elaboração de um protocolo preventivo contra o coronavírus.
O encontro aconteceu na sala de reuniões do Paço Municipal e contou com a presença do secretário de Saúde, Wilson Carlos Braz, representantes das unidades básicas de saúde, pronto-socorro, Santa Casa, Vigilância Epidemiológica e Sanitária, secretaria de Planejamento e de Educação.
Os presentes debateram sobre as medidas que devem ser adotadas pelo município caso haja algum paciente suspeito e, principalmente, sobre as coletas de material para análise, além de fornecimento de materiais para atendimentos de enfermagem necessários.
Houve ainda uma discussão sobre meios de orientação e conscientização à comunidade. Para o secretário municipal de Saúde, o trabalho as medidas de prevenção já são adotadas e devem ser intensificadas ainda mais nas escolas e unidades de saúde.
“Estamos disponibilizando pontos de higienização com álcool gel em setores de utilidade pública por todo o município, especialmente onde há grande fluxo diário de pessoas e incentivando nas escolas da rede municipal a higiene necessária para garantir a segurança”, comentou.
Outras medidas, como monitoramento de pacientes isolados nos domicílios, em uma hipótese de confirmação de caso, entre outras medidas técnicas, estiveram em pauta no encontro.
CORONAVÍRUS
O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, podendo variar o quadro de saúde de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Porém, alguns casos, podem ser mais graves, principalmente em pessoas que já possuam outras doenças.
Neste caso, acarretam crises agudas na respiração e outras complicações que podem levar a óbito. Os sintomas presentes nos pacientes infectados são febre, tosse e dificuldade de respiração, além de cansaço, congestão nasal, dor de garganta e diarreia.
A transmissão do vírus ocorre através do espirro, tosse, contato físico com pessoas infectadas e contato com superfícies contaminadas. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.