Saúde informa cuidados necessários para evitar acidentes com escorpiões
Saúde
No último mês de junho o Serviço de Vigilância Epidemiológica registrou 15 acidentes com escorpiões em Penápolis
Da Redação 24/07/2025
Uma das formas de evitar o aparecimento de escorpiões é manter os quintais limpos. Foto: Reprodução/Internet
O Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Penápolis orienta e alerta a população sobre as medidas de controle para minimizar a presença e os acidentes com escorpiões.
Segundo explicou o servidor da Vigilância Epidemiológica, Marco Souza, os escorpiões são animais terrestres de atividade noturna, que se ocultam durante o dia em locais sombreados e úmidos, principalmente nas redes de esgoto.
De acordo com ele, os esconderijos prediletos são troncos de árvore, pedras, tijolos, telhas, construções, entulhos, frestas de muros, entre outros locais.
“Os escorpiões se alimentam de pequenos insetos como grilos, aranhas e principalmente baratas”, informou Marco.
No último mês de junho o Serviço de Vigilância Epidemiológica registrou 15 acidentes com escorpiões em Penápolis, sendo 13 na zona urbana e 2 na zona rural. Os números de junho de 2025 são maiores do que no ano passado, quando ocorreram 9 acidentes relatados à Vigilância Epidemiológica (7 na cidade e 2 na zona rural).
Já neste mês de julho, até ontem (dia 24) haviam sido registrados 17 acidentes, todos na zona urbana. Os dados de todo mês de julho de 2024 apontam 12 ocorrências, sendo 10 na zona urbana e 2 na zona rural.
Ainda segundo levantamento divulgado pelo serviço, em todo o transcorrer de 2024 foram totalizados 224 registros gerais (185 na cidade e 39 na zona rural); Em 2025, de janeiro até o momento, são computadas 129 ocorrências (113 na zona urbana e 16 na zona rural).
ATENDIMENTO
A Secretaria de Saúde orienta que em caso de acidentes, é necessário procurar atendimento médico com a máxima urgência no Pronto Socorro Municipal, referência no atendimento de acidentes com escorpião em Penápolis.
O paciente será mantido em observação médica, com bloqueio anestésico e, caso necessário, de acordo com as orientações médicas, será aplicado o soro antiescorpiônico (SAEsc).
A gravidade do envenenamento varia conforme o local da picada e a sensibilidade do acidentado, sendo que a gravidade do acidente deve ser avaliada pelo médico, o qual tomará as decisões sobre o tratamento a ser ministrado.
PREVENÇÃO
Uma das formas de evitar o aparecimento de escorpiões é manter os quintais limpos. Recolher as folhas secas e o lixo doméstico, não acumular entulhos e restos de materiais de construção (telhas, tijolos, madeiras) também são alguns dos cuidados essenciais.
A população deve ficar atenta às saídas de esgotos, aos ralos e às caixas de gordura, pois os escorpiões procuram locais escuros e se alimentam principalmente de baratas e outros insetos.
“Por isso a importância de se combater a presença de insetos, pois eles são atrativos para o aparecimento de escorpiões”, alertou Marco Souza.
Em caso de aparecimento do animal, o Serviço de Vigilância Epidemiológica deve ser acionado pelos telefones 3652-7802 e 3653-5245.
ORIENTAÇÕES
Algumas medidas podem ser adotadas pelos moradores para prevenir acidentes com escorpiões:
- Manter limpos os quintais, jardins, sótãos, garagens, evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha;
- Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados, pois nestes materiais poder entrar abrigados os escorpiões;
- Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas;
- Vedar soleiras de portas com rolos de areia;
- Usar telas em ralos, pias e tanques;
- Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos que podem servir de alimento aos escorpiões;
- Realizar roçagem em terrenos;
- Manter berços, camas e sofás afastados pelo menos um palmo das paredes;
- Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los.
(*) Por Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.