COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Saúde orienta crianças, gestantes e puérperas a se vacinarem contra a gripe

Cidade

Vacina estará disponível até 5 de junho em todas as unidades básicas e nas Macros de Saúde

Balanço prévio divulgado pela Vigilância Epidemiológica mostra que a cobertura vacinal está bem abaixo da meta

Balanço prévio divulgado pela Vigilância Epidemiológica mostra que a cobertura vacinal está bem abaixo da meta. Foto: Ilustração

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A secretaria municipal de Saúde alerta a população penapolense para a baixa cobertura vacinal de alguns grupos mais suscetíveis que ainda não se imunizaram contra a Influenza. Dessa forma, a orientação é para que as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas tomem a vacina contra a gripe.

A dose estará disponível até 5 de junho em todas as unidades básicas e nas Macros de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Ela é gratuita e é necessário apresentar a carteirinha de vacinação. Também é obrigatório o uso de máscara facial para ingressar na unidade. A vacina protege contra a Influenza A - H1N1, Influenza A - H3N2 e Influenza B. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra influenza.


COBERTURA

De acordo com balanço prévio divulgado pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica, a cobertura vacinal de três grupos prioritários (crianças, gestantes e puérperas) está bem abaixo da meta pretendida. Até o momento, apenas 13% da população de crianças de seis meses a menores de seis anos foi vacinada.

Com relação à população gestante, a vacinação atingiu apenas 28,45% e referente às puérperas, a cobertura foi de 27,08% desta população. O alerta também vale para os adultos de 55 a 59 anos, cuja vacinação atingiu apenas 17,93% das pessoas até o momento. Já os grupos de profissionais da saúde e idosos conseguiram atingir a meta, sendo vacinados 100% e 90,40%, respectivamente.


IMUNIZAÇÃO

O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, explica que mesmo com a pandemia do novo coronavírus, é importante que as pessoas desses grupos que ainda não se vacinaram, procurem a unidade de saúde mais próxima para a imunização contra a gripe.

“A vacina da Influenza previne contra diversos tipos de gripe e também ajuda a diminuir as complicações e agravamentos de doenças respiratórias, principalmente desses grupos prioritários”, concluiu.  (*) Com informações da Secom – PMP



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.