FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Saúde reforça orientações às equipes sobre coronavírus

Saúde

Reunião foi coordenada pelo enfermeiro Alexandre Pereira Almeida e pelo médico Samir Subhi Salous

Profissionais receberam orientações do guia repassado pelo Ministério da Saúde

Profissionais receberam orientações do guia repassado pelo Ministério da Saúde. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

As orientações técnicas a médicos e demais profissionais da área da saúde do município estão sendo reforçadas através de reuniões específicas organizadas pela secretaria municipal de Saúde, com vistas aos casos de infecção por coronavírus. Na última quinta-feira (30), a equipe de profissionais esteve reunida no auditório da Câmara Municipal para abordar o assunto.

A reunião foi coordenada pelo enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, e também pelo médico do setor, Samir Subhi Salous, que atualizaram todas as informações necessárias para atendimento de possíveis casos suspeitos, embora o Brasil ainda não tenha casos confirmados (há monitoramento de casos suspeitos).

A pasta, assim como todos os demais municípios, já recebeu e vem seguindo o guia de orientações repassado pela Secretaria de Saúde de São Paulo e também pelo Ministério da Saúde.

Conforme as orientações recebidas, e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as medidas de prevenção e controle de infecção devem ser implementadas pelos profissionais que atuam nos serviços de saúde para evitar ou reduzir ao máximo a transmissão de microrganismos durante qualquer assistência à saúde realizada.

“As orientações são baseadas nas informações atualmente disponíveis sobre o coronavírus e podem ser refinadas e atualizadas à medida que mais informações estiverem disponíveis”, comentou o enfermeiro Alexandre Almeida.


O QUE É

O coronavírus pertence a uma grande família de vírus, comuns em diferentes espécies de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Os coronavírus podem infectar humanos e depois se disseminar entre pessoas como o que ocorre na Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), por exemplo.

Nos casos confirmados pelo novo coronavírus foram relatados sintomas leves em alguns, e sintomas muito graves em outros, chegando ao óbito. Os sintomas mais comuns dessas infecções podem incluir sinais respiratórios (tosse, falta de ar) e febre (a febre às vezes não é presente em alguns pacientes, como jovens, idosos e imunossuprimidos).

Acredita-se que os sintomas do novo coronavírus podem aparecer em entre dois e 14 dias após a exposição. As investigações estão em andamento em todo o mundo.


HIGIENE

“Ainda não existe vacina para prevenir a referida infecção. A melhor maneira de prevenir é adotar ações para impedir a propagação com medidas de higiene: lavar regularmente as mãos, cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, evitar aglomeração e locais fechados e não compartilhar objetos de uso pessoal como copos e talheres, por exemplo”, alertou o enfermeiro.

“Em caso de apresentação dos sintomas, orientamos que a pessoa procure um serviço de saúde”, concluiu ele. (*) Com informações da Secom – PMP



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.