SCFV de Alto Alegre ganha atividades durante pandemia
Região
Carlos Netto 24/07/2020O SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) de Alto Alegre, na Comarca de Penápolis, está realizando atividades adaptadas para sua clientela durante a pandemia de coronavírus, a Covid-19.
Essa ação é aplicada para evitar aglomerações e respeitar as determinações do Plano São Paulo, do governo estadual, que avalia o quadro da pandemia na região.
A diretora do Departamento de Assistência Social do município, Joceline Furlanetti, informou que Alto Alegre trabalha com o SCFV, como forma de intervenção social.
Explicou que trata-se de um serviço planejado e continuado, que cria situações desafiadoras, além de estimular e orientar usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
Esse serviço, que tem projetos em todas as cidades brasileiras, é financiado com recursos enviados pelo Governo Federal e atende crianças e adolescentes nas faixas etárias de 0 a 6 anos e de 6 a 15 anos, adolescentes entre 15 e 17 anos, e também idosos.
Ele possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários.
Também busca alcançar alternativas emancipatórias de cada indivíduo para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.
AÇÃO
Para Joceline, a pandemia possibilitou aos agentes sociais viverem um momento de plena reinvenção dos serviços, busca capacidades e respostas para o enfrentamento a crise. “Trata-se de novas formas de atuação, proteção e intervenção, sendo assim com a prefeitura de Alto Alegre. Continuamos executando, por meio do Departamento de Assistência Social, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, reforçou.
Com a pandemia do novo coronavírus, as famílias assistidas pelo serviço, especialmente no projeto ‘Espaço Amigo’, na faixa etária de 6 a 15 anos, recebem atendimento de forma adaptada para evitar aglomerações, com horário agendado das 8h às 11h e das 13h às 16h.
“Os profissionais da Proteção Básica, os coordenadores e técnicos pensaram em ações estratégicas que pudessem manter os vínculos e atividades com os nossos usuários. Isso, para dar continuidade aos nossos serviços, sempre prezando pelos cuidados e orientações que devemos seguir mediante a pandemia”, lembrou.
A diretora do Departamento Social informou que periodicamente são elaborados kits interativos (distribuídos para as crianças), para que possam desenvolver juntamente com seus familiares.
“Estamos visando o fortalecimento dos vínculos, bem como assegurando o contato com o serviço”, garantiu.
Alternadamente, é efetuado o acompanhamento remoto por meio de contato telefônico, vídeos de ações realizadas, além do acompanhamento para saber como esse público vem driblando e se adaptando a este “novo normal” da Covid-19.
“Tudo isso utilizando, dentro do possível, a tecnologia a nosso favor. A distância não nos impediu de executarmos ações dos nossos serviços que são essenciais à população que vive em meio às vulnerabilidades sociais”, observou Joceline.
Por outro lado, quando não foi possível o atendimento remoto às famílias que estão em situação de maior vulnerabilidades social, a equipe da assistência social do município realiza visita domiciliar, tomando todas as medidas de prevenção.
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