JOVEM PAN PENÁPOLIS

Secretaria de Cultura e Turismo lança concurso para hino oficial de Penápolis

Cidade

Obra vencedora receberá a premiação de R$ 2,5 mil e será apresentada em 19 de dezembro

Hino vencedor será apresentado para a comunidade, juntamente com a entrega da premiação, em 19 de dezembro

Hino vencedor será apresentado para a comunidade, juntamente com a entrega da premiação, em 19 de dezembro. Foto: Ilustração

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

A Secult (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) da Prefeitura informa que já estão abertas as inscrições do concurso público para a escolha do Hino Oficial do Município de Penápolis, que deverá ter letra e música de autoria inédita. Músicos da cidade e demais pessoas interessadas podem participar do certame cuja obra vencedora receberá a premiação de R$ 2,5 mil.

O hino do município será registrado em cartório como Patrimônio Público, passando este a integrar o conjunto dos símbolos municipais. Podem se inscrever moradores de Penápolis (residentes do município por, no mínimo, cinco anos), independente de sexo, etnia, idade ou formação cultural, religiosa ou política. As composições podem ser criadas de forma individual ou em parceria, sem distinção de idade ou exigência de conhecimento em teoria musical.

O hino deverá manifestar o espírito cívico e de amor a Penápolis, reafirmando a importância da preservação das suas tradições, culturas, belezas naturais, seu povo, origem, economia e projeção futura. Deve também revelar e exaltar a expressão mais forte e viva dos aspectos históricos e culturais do município.


INSCRIÇÕES

A inscrição é gratuita e individual e deve ser feita no período de 1º de julho a 31 de agosto, na secretaria municipal de Cultura e Turismo (rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333, Centro). O horário de atendimento estará sujeito às medidas preventivas ao coronavírus nas repartições públicas municipais.

Os candidatos devem se atentar com relação à entrega de documentos e materiais necessários que constam no Edital do concurso publicado no Diário Oficial do Município. Cada participante poderá inscrever apenas uma letra e música no concurso, desde que inéditas.

No caso de parceria, a inscrição poderá ser feita por um dos compositores. Nas letras impressas e no CD devem constar o pseudônimo do autor, sendo vedada a identificação do candidato. Serão aceitas inscrições via correio, desde que a postagem respeite o período de inscrição determinado no regulamento.


LETRA E MÚSICA

A letra do hino deve ater-se às normas clássicas da versificação: métrica, cadência, rima, estrofação, refrão, condições que facilitam a composição musical. Também devem-se observar as normas da língua padrão, evitando vícios de linguagem (ambiguidade, rebuscamento vocabular exagerado, sintaxe truncada, cacofonias, etc.), primando pela clareza e concisão.

Com relação à música, a composição deve obedecer a um estilo marcial e ao ritmo quaternário. A composição (música e letra), necessariamente, deverá ser inédita e possuir letra em língua pátria (português-brasileiro), sendo de única e exclusiva responsabilidade do participante quanto à sua autoria.

Serão consideradas músicas inéditas aquelas que nunca foram gravadas em disco ou CD, não tenham sido difundidas pelos meios de comunicação, nem apresentadas em Festivais e Concursos. Mais detalhes sobre a composição estão presentes no Edital.


JULGAMENTO

Na apreciação musical serão observados a originalidade, o estilo, a beleza da melodia, a harmonia, o ritmo e a singularidade da música. O julgamento dos trabalhos estará a cargo da comissão julgadora composta por cinco pessoas de reconhecido saber histórico, musical e literário.

A comissão fará a avaliação das composições e pré-seleção das cinco melhores, no período de 8 de setembro a 8 de outubro. O resultado das cinco melhores composições será afixado no mural da Prefeitura e publicado no Diário Oficial do Município e na imprensa local.

Para a escolha do vencedor na fase final, os compositores dos cinco melhores trabalhos farão apresentação pública no dia 31 de outubro, em local e horário a serem divulgados posteriormente pela Secult.


PREMIAÇÃO

O trabalho vencedor será lançado oficialmente como Hino Oficial de Penápolis em 14 de dezembro, em sessão solene na Câmara de Vereadores. A obra vencedora receberá o prêmio em dinheiro, verba oriunda de patrocínio levantado entre as empresas e o comércio local, que será depositada na conta do Fundo Municipal de Cultura, para posteriormente ser entregue ao vencedor, em troca da cessão dos direitos autorais.

O hino vencedor será apresentado para a comunidade, juntamente com a entrega da premiação, em 19 de dezembro, durante o evento “Natal na Praça”, que acontecerá na praça Dr. Carlos Sampaio Filho. Mais detalhes sobre o regulamento podem ser encontrados no decreto 6.509 e também no edital 2070/2020, além do site da Prefeitura (www.penapolis.sp.gov.br). Mais informações também por telefone (18) 3652-5568. (*) Com informações da Secom – PMP



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.