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Secretaria de Educação informa sobre volta às aulas na rede municipal

Educação

Ensino fundamental e infantil retornam no próximo dia 22; creches serão em 1º de março

Equipe gestora participou de diversas reuniões com o governo estadual e outro segmentos

Equipe gestora participou de diversas reuniões com o governo estadual e outro segmentos. Foto: Divulgação

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A secretaria de Educação da Prefeitura de Penápolis informa e orienta a comunidade a respeito do início do ano letivo de 2021. A volta às aulas na rede municipal ocorrerá no próximo dia 22 para o ensino fundamental (1º ao 5º ano) e infantil (pré-escolas) e em 1º de março para as creches (berçário e maternal). De acordo com o titular da pasta, professor José Carlos Pansonato Alves, o Zeca, atualmente a cidade está classificada na Fase Laranja do Plano São Paulo de Combate à Covid-19.

Diante deste cenário, ele informou que o governo estadual permite a volta com até 35% da capacidade. “Definimos esse calendário para que tenhamos tempo suficiente de nos organizarmos com a realização de algumas ações, entre elas a licitação para transporte escolar, compra de merenda, compra de equipamentos de segurança e insumos. Ao mesmo tempo, treinaremos os profissionais, tanto em relação aos protocolos de saúde”, explicou.

Ele ressaltou que não haverá obrigatoriedade em levar as crianças para as aulas presenciais. A opção é dos pais e, em caso negativo, a família deverá buscar os materiais na escola para realização das atividades em casa e devolvê-los nas datas acertadas. Zeca descreveu que, nessa retomada das aulas presenciais, os alunos do ensino fundamental serão atendidos em blocos, por semana.

Por exemplo, uma quantidade de estudantes frequentará uma semana de aulas na unidade escolar e a outra permanecerá em casa, fazendo as atividades entregues pelos professores. Na semana seguinte, o papel será alternado. “O aluno frequentará uma semana de aula na escola e, na sexta-feira, levará o material para casa. Na semana seguinte, ele já terá um roteiro do que precisa fazer a cada dia, enquanto que a outra turma frequenta a escola presencialmente”, esclareceu.

Nesse cenário esquematizado pela equipe da secretaria, os estudantes não ficarão na unidade por quatro horas, como de costume. O período de permanência será reduzido para três, das 7h às 10h. Não haverá intervalo para evitar aglomeração. Ainda de acordo com a sistemática adotada, todos os dias, às 10h, o aluno receberá alimentação na própria sala, cada um em sua carteira. Entretanto, essa dinâmica poderá futuramente ser readaptada, de acordo com a logística da unidade escolar.

“As carteiras serão posicionadas na distância segura preconizada pelos órgãos de saúde. Já definimos o tipo de prato adaptado que será servido a cada dia, com orientação nutricional. Depois de se alimentar, o aluno vai para a casa”, revelou Zeca.  O secretário comentou que, após os alunos saírem de volta para a casa, os professores ficarão na escola. “No horário das 10h às 12h, ele ficará sozinho na sala e será nesse momento que irá preparar as atividades para a semana seguinte e também dar retorno às mensagens de pais e alunos por whatsapp, para esclarecimento de dúvidas, recados e demais orientações”, observou.

Com relação à educação infantil, Zeca comentou que os alunos não ficarão em carteiras, mas em mesinhas. “Um grupo irá à unidade numa semana e outro na seguinte. Usaremos a mesma logística de entrar às 7h e sair às 10h, fornecendo a alimentação”, garantiu. O secretário comentou que, nas creches municipais, o mesmo tipo de proposta não é adequado.

“Aquela mãe que depende da creche para deixar o seu filho ao ir trabalhar, não tem como levá-lo uma semana e na outra não. Neste caso não faz sentido para ela. Então, respeitando os percentuais de 35% de capacidade de atendimento, vamos selecionar, como prioridade, as crianças cujos pais mais precisam e que querem frequentar a unidade, para atender de forma contínua”, definiu.


KITS

Ele acrescentou que, para os pais que não contarem com atendimento presencial em qualquer nível, será mantido o fornecimento do kit alimentar. Como exemplo, ele citou o caso dos alunos do fundamental e pré-escola, onde para aquela criança que foi às aulas metade do mês, será fornecido os produtos que corresponda o restante em que ela não foi, já que, nos demais dias, se alimentou dentro da unidade. No caso das creches, receberão os que não forem atendidos presencialmente, conforme a ordem de classificação/prioridade.

A Prefeitura atende via convênio/parceria as redes privada e estadual de educação com o transporte. Entretanto, o secretário relatou dificuldades para efetuar a contratação de empresa para fazer as linhas de ônibus. A meta da secretaria, além de atender com segurança e qualidade os alunos, é também cuidar e resguardar os profissionais do quadro, como professores, coordenadores, diretores, merendeiras, inspetores, auxiliares de serviços gerais, educadores e monitores.

Para o caso do profissional que entende que não pode trabalhar com o seu determinado grupo de crianças, o secretário orientou que procure o setor de protocolo e faça uma solicitação de dispensa, justificando as razões. O documento será avaliado para um posicionamento técnico e legal a respeito desse impedimento.

Outra informação revelada é que já houve um ajuste, em parceria com a secretaria de Saúde, para que, caso sejam detectados sintomas da Covid-19 em algum aluno, que o mesmo seja levado imediatamente e atendido com prioridade nas unidades de saúde. Para finalizar, o secretário confirmou que, em um possível cenário de regressão para a vermelha, o retorno será apenas remoto. (*) Com informações da Secom – PMP



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