FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Secretaria de Saúde alerta para medidas preventivas contra a Covid-19

Saúde

Previsão é que, nos próximos dias, haja um aumento de casos, como consequência das festas

Secretário de Saúde pede que população se atente a todos os cuidados preventivos

Secretário de Saúde pede que população se atente a todos os cuidados preventivos. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Com o crescente número de casos e da ocupação dos leitos do Hospital de Campanha, a secretaria municipal de Saúde alerta sobre os cuidados preventivos para evitar a contaminação pelo coronavírus. A previsão é que, nos próximos dias, haja um aumento, como consequência das festividades de fim de ano. O médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, titular da pasta, comentou que a atual situação requer atenção especial por parte da população.

“Estamos vivenciando novamente um período crítico da pandemia da Covid-19 e precisamos que a população fique atenta aos cuidados básicos para evitar a contaminação pelo vírus”, disse. Medidas preventivas simples, como o uso de álcool gel 70% são fundamentais para evitar o contágio. “A lavagem correta das mãos, higienizando os dedos, unhas, as palmas e os dorsos é uma ferramenta preventiva”, pontuou.

O uso das máscaras continua obrigatório em todo o Estado de São Paulo. “Ela é uma barreira para evitar a contaminação. Além da própria proteção, quem utiliza-a de forma correta protege as demais pessoas. Vale ressaltar que a máscara deve cobrir todo o nariz e boca e deve ser trocada com frequência”, explicou.


EXAMES

O secretário ainda destacou que, ao aparecimento dos sintomas característicos do coronavírus, é necessário procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde). “Febre, tosse seca, cansaço, perda de paladar ou olfato são alguns que alertam para a necessidade de procurar atendimento e orientação médica”, afirmou. Ele acrescentou que, na rede pública de saúde, estão disponíveis dois tipos de exames para o diagnóstico da doença: o exame SWAB (RT-PCR) e o teste rápido.

“O paciente será orientado sobre o dia correto para coleta e esse período deve ser cumprido rigorosamente, caso contrário, o procedimento pode resultar em um falso negativo”, alertou. O SWAB (RT-PCR) pode ser coletado a partir do terceiro dia, sendo o ideal entre o 5º e 7º dia do início dos sintomas.

Já o teste rápido, que detecta os anticorpos IgM/IgG, deve ser feito após o 15º dia do início dos sintomas. Os dois procedimentos estão disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde do município. Outros exames que contenham especificidades se encontram na rede particular de saúde. (*) Com informações da Secom – PMP



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.