Secretaria de Saúde alerta para prevenção à dengue
Saúde
Somente neste início de ano, Vigilância Epidemiológica registrou 105 casos positivos
Da Redação 27/02/2022A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penápolis faz um alerta à população sobre os cuidados para conter a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Somente neste início de ano, o Serviço de Vigilância Epidemiológica do município registrou 105 casos positivos. O titular da pasta, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, enfatizou que todos estão atentos aos cuidados contra a Covid-19, mas que é necessário enfrentar a dengue, outro problema endêmico que afeta nossa região.
“Até sexta-feira (25), já registramos 105 casos. Os agentes de Serviço de Vigilância Epidemiológica trabalham de forma contínua para eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, mas contamos com a colaboração e atenção de cada morador. Cuide de sua casa, elimine os criadouros a água parada de sua residência e proteja sua família e seus vizinhos”, afirmou.
O secretário ainda destacou que a dengue acontece em períodos sazonais de epidemia, em média a cada quatro anos. “Registramos epidemias em 2007, 2011, 2015, 2019 e estamos bastante preocupados com o número de casos deste início de 2022”, alertou.
“A dengue é um problema sério de saúde e também mata. Precisamos da colaboração de toda a comunidade para impedir a proliferação da doença. São atitudes simples, cuidados no dia a dia em nossas próprias residências, reservando alguns minutos por dia para verificar os quintais, eliminar os criadouros e toda a água parada”, orientou.
Segundo dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica, até sexta, foram notificados 105 casos positivos e outros 41 pacientes aguardam o resultado de exame. Em janeiro, foram confirmados 17. Já em fevereiro, foram registrados 88. (*) Com informações da Secom – PMP
Saiba como eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti:
- Mantenha a caixa da água bem fechada. Coloque também uma tela no ladrão da caixa;
- Mantenha as calhas sempre limpas, evitando o acúmulo de folha e galhos que possam impedir o escoamento da chuva;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Os vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual dever ser tampados e verificados semanalmente;
- As bandejas de geladeira também podem acumular água. Fique atento;
- Pneus devem ser acondicionados em locais cobertos;
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.