Secretaria de Saúde alerta para vacinação contra a gripe
Saúde
Dose está disponível em todas as unidades básicas e nas Macros, das 7h às 16h
Da Redação 30/04/2021A secretaria municipal de Saúde alerta a população para a baixa cobertura vacinal de alguns grupos mais suscetíveis, que ainda não se imunizaram contra a Influenza. A orientação é que as crianças de seis meses a menores de seis anos, profissionais de saúde, gestantes e puérperas tomem a vacina contra a gripe.
A dose está disponível em todas as unidades básicas e nas Macros, de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h. A vacinação é gratuita e é necessário apresentar a carteirinha. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.
COBERTURA
De acordo com balanço prévio divulgado pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica, a cobertura dos grupos prioritários (crianças, profissionais de saúde, gestantes e puérperas) está bem abaixo da meta pretendida. O secretário de Saúde, Luiz Washington Bozzo do Nascimento Filho, alerta para o índice preocupante da vacinação dos profissionais de saúde.
“Até o momento, apenas 330 trabalhadores da saúde se vacinaram, o que representa apenas 16,5% deste público. É extremamente importante que aqueles profissionais estejam imunizados para o vírus da Influenza”, enfatizou. Até o momento, apenas 1.028 crianças de seis meses a cinco anos foram vacinadas, representando 24,6% de cobertura.
Com relação às mulheres gestantes, a vacinação atingiu 21,1% e referente às puérperas, a cobertura foi de 27,7%. Devem se vacinar, além das crianças, grávidas em qualquer período da gestação, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde. A primeira etapa prossegue até 10 de maio.
A segunda etapa, a partir do dia 11 do mês que vem, será para idosos a partir de 60 anos ou mais e para professores das redes pública e privada. Já a terceira começa em 9 de junho e inclui pessoas com comorbidades, com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.
ORIENTAÇÕES
A secretaria orienta que aquelas pessoas, incluídas na Campanha de Vacinação da Covid-19, deem preferência a imunização contra o coronavírus. É necessário respeitar o intervalo mínimo de 14 dias, para depois se imunizar contra o vírus Influenza, causador da gripe. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.