BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Secretária de Saúde confirma circulação de variante do coronavírus em Catanduva

Saúde

Cláudia Monteiro afirma que estudo identificou a presença da variante P.2 no município

Secretaria de Saúde já desconfiava de que alguma variante circulasse na cidade

Secretaria de Saúde já desconfiava de que alguma variante circulasse na cidade. Foto: Ilustração

JOVEM PAN PENÁPOLIS

A secretária de Saúde de Catanduva, Cláudia Monteiro Ferrazzi Ferreira, confirmou, na tarde de quarta-feira (7), que uma variante brasileira do novo coronavírus circula no município. “Um estudo apontou que aqui é a variante P.2, que circula no Rio de Janeiro. Então, sim, foi constatado em amostras enviadas em janeiro e fevereiro. Os estudos são contínuos”, afirmou.

De acordo com Cláudia, a secretaria de Saúde já desconfiava de que alguma variante do novo coronavírus circulasse na cidade, porque o perfil dos infectados e a velocidade de transmissão haviam mudado. “Nós percebemos que o vírus de 2020 era diferente do que estamos vendo em 2021. O contágio é muito mais acelerado. Percebemos que adultos e jovens estão sendo comprometidos”, contou.

A mudança no comportamento do vírus reflete diretamente na ocupação dos leitos destinados para tratamento de moradores com suspeita ou diagnóstico confirmado da doença. No Hospital Emílio Carlos, a taxa de ocupação em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) é de 150%. Na enfermaria, é de 122%, ou seja, o hospital opera acima de sua capacidade.

“As taxas de internação estão sempre acima de 100%. Todos os hospitais estão lotados. Mesmo com mais leitos na região, a taxa continua em 100%. É uma situação muito crítica a questão da assistência”, explicou Cláudia.

Por conta da situação e das aglomerações nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a Prefeitura resolveu organizar um Centro de Atendimento Covid-19. “Os pacientes com síndrome gripal estariam se dirigindo e o atendimento seria exclusivo, desafogando as UBSs, principalmente nesse momento que iniciaremos uma outra campanha de vacinação”, afirmou a secretária.

O Centro de Atendimento Covid-19 vai funcionar em uma sala anexa à Estação Cultura, das 8h às 17h. O local está sendo reformado e adaptado para começar a receber os pacientes. A entrada será pela rua Rio de Janeiro.

“Toda pessoa que tiver sinais e sintomas de gripe pode procurar o centro. Teremos médicos, faremos testes e encaminharemos para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). A recomendação é para os moradores procurarem o centro. As UBSs continuarão funcionando, mas pedimos que procurem o centro”, explicou. (*) Com informações do G1 de São José do Rio Preto e Araçatuba



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.