Secretaria de Saúde discute estratégia de combate de dengue
Esportes
Cidade tem 68 casos positivos de dengue em 2025. Ainda segundo os dados, são 100 notificados e 24 aguardando resultado
Da Redação 14/01/2025A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis realizou na manhã desta segunda-feira (13) mais uma reunião da Sala de Situação de Combate à Dengue, com a participação de representantes de diversos setores do poder público e comunidade. Como de costume, o encontro teve objetivo de discutir a estratégia de combate à dengue e informar o atual quadro do município, bem como as ações já desenvolvidas.
De acordo com o levantamento da Vigilância Epidemiológica Municipal, a cidade tem 68 casos positivos de dengue em 2025. Ainda segundo os dados, são 100 notificados e 24 aguardando resultado. Até o momento não há óbitos registrados. Atualmente são seis pacientes hospitalizados para tratamento na Santa Casa.
Todos os casos suspeitos são notificados. Os pacientes que procuram uma unidade de saúde e apresentem febre e mais um sintoma característico de dengue, como dor nos olhos e no corpo, manchas vermelhas, devem ser notificados oficialmente. Após o resultado do exame a secretaria sabe se o caso foi confirmado ou descartado.
CHUVAS
Segundo informou o secretário de Saúde, Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, a cidade está atenta à situação e no momento não apresenta risco de epidemia. Entretanto, segundo o secretário, é fundamental que a população colabore no combate à água parada.
“Essa época de chuvas e calor é sempre um grande problema, pois as pessoas, em grande parte, não se atentam aos seus quintais e acabam oferecendo chances de acúmulo de água. Para o mosquito transmissor da dengue é muito fácil se reproduzir”, enfatizou ele.
“Isso já é esperado, e com base nessa experiência temos tido muitas frentes de atuação constantes, como as visitas a domicílio para vistoria, monitoramento de casos, busca ativa de sintomas, aplicação de larvicida, solicitações ao Ministério Público para autorização de entrada em imóveis fechados, aplicação de fumacê em bairros de maior incidência e muitas outras ações”, citou.
PLANO
O secretário de saúde também informou que em caso de necessidade já existe um plano montado para abertura de um local específico para ministrar hidratação por soro. “Se infelizmente chegarmos à situação de precisar fazer isso, já estamos preparados”, garantiu.
Ele ainda lembrou que atualmente a Vigilância Epidemiológica faz seis ciclos por ano para verificar o índice larvário, e que o mesmo ocorre a cada dois meses. “Antes os ciclos ocorriam a cada três meses, porém diminuídos este intervalo para termos melhor controle da situação”, falou Luiz Washington.
ÁREAS
Durante o encontro foi informado que o setor da cidade mais comprometido atualmente se trata da área Norte da cidade, justamente a área que passou pelo fumacê recentemente. A mesma engloba bairros situados da avenida Mato Grosso até estrada Irmãos Buranello, fechando o quadrilátero com a rua Naim Eid e avenida Francisco Colnaghi.
Ainda faz parte do setor mais comprometido atualmente a área localizada da estrada Irmãos Buranello até rua Menino Ariovaldo e avenida Matias Martins Garcia, fechando com avenida Lourdes de Moraes Moreira.
VACINAÇÃO
Durante a Sala de Situação da Dengue a enfermeira do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Carolina Lemes Serafim, alertou para a baixa procura da vacina contra a dengue.
“A vacina é voltada a jovens de 10 a 14 anos, mas a procura tem sido baixa. Precisamos que os pais e responsáveis entendam a importância dessa vacinação, pois ela protege contra os quatros tipos de dengue”, alertou a enfermeira.
A Vigilância está buscando a parceria das escolas, especialmente com o retorno das aulas, para conscientização do problema. Atualmente circulam em Penápolis os vírus tipo 1, 2 e 3 da dengue, e a vacina tem como proteger as crianças e adolescentes.
As pessoas que por ventura não tenham condições de levar seus filhos a uma Macro de Saúde para vacinar contra a dengue podem aproveitar a Macro de Saúde I – Jardim Eldorado – ou a Macro de Saúde IV – bairro Planalto – que funcionam até às 21h de segunda a sexta-feira. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.