Secretaria faz campanha de conscientização em escolas e semáforos
Cidade
Foram impressos cerca de 25 mil panfletos explicativos que estão sendo distribuídos nas unidades
Da Redação 14/11/2019A secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana de Penápolis iniciou uma campanha de conscientização sobre a importância de se respeitar a faixa de pedestre. Foram impressos cerca de 25 mil panfletos explicativos que estão sendo distribuídos nas escolas municipais e também em ação educativa que acontecerá nos semáforos do centro da cidade nos próximos finais de semanas.
Além de ilustrações, o panfleto conta com frases de impacto como “Respeite a faixa – sua família pode estar nela” e diversas orientações de trânsito, como, por exemplo: “Ao ver uma faixa de pedestre diminua a velocidade, e ao avistar uma pessoa, pare!”.
O artigo 68 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece que o pedestre tem sempre prioridade sobre os demais usuários da via. Além disso, o artigo 214 define como infração de trânsito gravíssima, sujeita à penalidade de multa, deixar de dar preferência ao pedestre que estiver atravessando a pista na faixa a ele destinada.
“Mesmo assim, alguns motoristas não respeitam e invadem a faixa de pedestre, o que pode ocasionar acidentes graves e até mesmo fatais”, alertou o secretário Mauro Olympio dos Anjos. Diante essa situação, ele decidiu fazer essa campanha educativa, envolvendo professores, alunos e seus familiares, e os próprios motoristas que trafegam pelo centro da cidade.
ESCOLAS
Cerca de cinco mil panfletos foram entregues aos alunos da educação infantil e ensino fundamental da rede de ensino, sendo o tema bastante discutido em sala de aula. De acordo com a secretária de Educação, Neide Ferlin Assami, a educação no trânsito é um dos temas transversais que as escolas municipais abordam com seus alunos.
“Essa parceria com a Secretaria de Trânsito vem para contribuir com a orientação e conscientização dos professores, alunos e seus familiares”, comentou. Mauro Olympio ressalta que próximo às escolas existe uma maior concentração de pessoas em horário de entrada e saída de alunos.
“Implantamos faixas elevadas próximo às escolas e intensificamos a sinalização de solo. Mesmo assim, é imprescindível que os motoristas redobrem a atenção nesses locais e respeitem a faixa de pedestre”, destacou.
O material gráfico foi produzido com recursos próprios da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, destinados especificamente para ações educativas do trânsito. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.