Secretarias municipais desenvolvem planejamento estratégico
Cidade
A Secretaria de Administração foi a primeira a desenvolver o planejamento e o plano de ação para os seus setores
Da Redação 19/11/2025
A Secretaria de Administração foi a primeira a desenvolver o planejamento e o plano de ação para os seus setores. Foto: Imagem/PMP
A Prefeitura de Penápolis iniciou neste mês o planejamento estratégico para todas as secretarias municipais. A Secretaria de Administração foi a primeira a desenvolver o planejamento e o plano de ação para os seus setores, em um encontro de dois dias, organizado pela Escola de Governo.
O secretário de Administração, Pablo Ambrósio Ianela, explicou, que após a reforma administrativa implantada pela Lei Complementar 12/2025, todas as secretarias foram reorganizadas. “No caso da Secretaria de Administração, estruturamos os departamentos, serviços e setores de acordo com as funções já existentes, em uma nova estrutura mais moderna e eficiente”, afirmou.
A Secretaria de Administração reúne serviços como pessoal, recrutamento e seleção, engenharia e medicina do trabalho, licitação, contratos e convênios. Fazem parte da secretaria, o Serviço de Atendimento ao Cidadão e o Serviço de Tecnologia da Informação.
A partir dessa reorganização, a Secretaria reuniu os servidores nomeados para os cargos de direção em um encontro de dois dias na Funepe (Fundação Educacional de Penápolis). O planejamento estratégico é coordenado pela diretora da Escola de Governo, Rosângela Vecchia.
“Durante dois dias, fizemos uma reflexão sobre o nosso trabalho. Fizemos um diagnóstico da situação atual, avaliamos os serviços, identificamos os pontos fortes e fracos, as oportunidades e os riscos, e situações em que podemos melhorar. A partir desses dados, elaboramos um plano de ação para a Secretaria de Administração”, explico Ianella.
A diretora da Escola de Governo, Rosângela Vecchia, acrescentou que esse planejamento é fundamental para orientar as ações do poder público. “Planejamento é pensar o melhor caminho a seguir, mesmo que não seja o mais curto e mais fácil. Precisamos definir metas a curto, médio e longo prazo”, destacou.
“Esse planejamento estratégico será feito com cada uma das secretarias e guiará o funcionamento e organização dos serviços públicos e as decisões estratégicas para o município. É um documento que será atualizado constantemente, mas que oferecerá a todos os setores, metas e objetivos de trabalho”, finalizou Rosângela. (*) Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.





