FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, confirma AME em Penápolis

Saúde

Pela parceria, caberá ao município oferecer área para a construção do prédio de atendimento do AME

Encontro com secretário da Saúde reuniu diversas lideranças regionais em Penápolis

Encontro com secretário da Saúde reuniu diversas lideranças regionais em Penápolis. Foto: Gilson Ramos

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Penápolis terá uma unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) do Governo do Estado. A confirmação foi efetivada na tarde deste sábado (12) pelo secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva.

Ele esteve em Penápolis para um encontro regional com prefeitos, vereadores e lideranças realizado no gabinete do prefeito Caique Rossi (PSD). A reunião foi para apresentar e se fazer uma análise das necessidades da região. Dr. Eleuses falou sobre as ações da Secretaria, e como os municípios podem obter mais recursos seguindo metas dos programas da pasta.

Pela parceria, caberá ao município oferecer área para a construção do prédio de atendimento do AME. A presença do secretário da Saúde foi para abrir as discussões para avançar no projeto.

No início do próximo mês de maio, provavelmente no dia 7, o prefeito Caique estará em São Paulo participando de uma reunião com a equipe técnica da Secretaria Estadual para discussões de local, tamanho, perfil assistencial e demais logísticas.

“Agora entra a nossa equipe técnica para em conjunto com o prefeito Caique Rossi desenhar esse modelo. E eu espero que nos próximos 30 dias o Governador Tarcísio de Freitas possa estar pela região e anunciando mais um AME do Estado aqui em Penápolis” – disse Paiva.

O sistema público de saúde na região está sendo fortalecido, conforme explicou o secretário.

Em Araçatuba está sendo ampliado o AME com a parte cirúrgica, facilitando a realização de procedimentos de pequena complexidade. Em Birigui começam as obras para o Hospital Regional com o desejo de inaugurar até o mês de junho de 2026 com 270 leitos de média e alta complexidade.

“Esses investimentos do Governo do Estado devem melhorar o fluxo de pacientes na região. E aqui em Penápolis, conversando com o prefeito Caique, o Governador Tarciso já o fez o anúncio quando esteve presente em Birigui. E agora estamos avaliando localidades, regiões dentro da cidade, onde possamos ter uma área para o chamamento e licitação para a construção de um AME, que eu espero que também no ano de 2026 já possa estar funcionando a todo vapor” – disse.

Eleuses Paiva salientou que toda a estrutura que está sendo montada, tanto na área hospitalar como na área de atenção especializada são um grande avanço para a região. “Estamos cumprindo o que o Governador Tarcísio tem feito e determinado desde o início, que é aumentar a oferta de serviços, com qualidade, e é isso que nós temos feito aqui na região”.


COMPLEMENTO

Quanto a modalidade, físico ou digital, o secretário esclareceu que a forma digital é um plus a mais nos serviços médicos ofertados.

“O AME digital é como todos os que existem, com a opção em algumas especialidades de se ter uma oferta de tele atendimento, em especialidades que temos carência na região. Ou mesmo não tendo carência, mas que se tem uma procura muito grande. Então o modelo digital é uma forma de darmos velocidade no atendimento. Com certeza nós vamos utilizar esta metodologia aqui em Penápolis para darmos ainda mais velocidade no atendimento aos nossos pacientes”.

O prefeito Caique agradeceu ao governador Tarcisio e ao secretário Eleuseus Paiva, ao que classificou como sensibilidade e cuidado com a cidade de Penápolis e demais ao seu entorno. Garantiu que empregará todos os esforços para se concretizar o sonho de implantação do AME, em metragem de área que for necessária para a sua construção.

“Agora é nos aprofundarmos na parte técnica da Secretaria da Saúde do Estado, onde com a também equipe técnica da Prefeitura teremos a definição do modelo de AME a ser implantado em Penápolis” .

A partir desse encontro técnico em São Paulo, o prefeito disse que fará as negociações, se for o caso com proprietários de terrenos particulares, com celeridade em escolher áreas legalizadas com escritura pública, oferecendo ao Estado opções de escolhas.


ETAPAS

Na parte técnica, para a implantação do AME Penápolis, tem-se  o exame preliminar que foi desenvolvido pela Diretoria Regional de Saúde (DRS-2) de Araçatuba, comprovando a necessidade do Ambulatório Médico de Especialidades no município, que é referência para a outras seis cidades da comarca.

Agora haverá outra etapa, que é conhecer a necessidade do tamanho da área, o que ocorrerá na reunião técnica na Secretaria da Saúde no próximo dia 7 de maio.

Depois caberá à Prefeitura adquirir o terreno, aprovar a doação do mesmo ao Estado via Câmara, para a etapa de licitação da obra e posterior implantação do AME pelo Governo Paulista.


AVANÇO

O prefeito Caique reforçou o que disse o secretário Eleuses, de que o sistema de atendimento digital é um plus, para que não se olhe com um certo preconceito como sendo um atendimento à distância.

“Muito pelo contrário. Nós sabemos que pelo interior não há, às vezes, todos os especialistas necessários e nossa população também será atendida por médicos da USP, Unicamp, ou seja, médicos que tenham vínculos com o Governo do Estado e Universidades Públicas, fazendo o que já se realiza experimentalmente aqui em Penápolis pela Macro 3”.

Penápolis faz parte de um experimento do Governo do Estado onde 30 municípios possuem esse programa. Conforme revelou o prefeito,  o serviço de tele atenimento existe há um ano com alto índice de avaliação, ultrapassando 89% de aprovação dos pacientes penapolenses que se utilizam do programa.

“Isso nos deixa muito feliz de sermos, talvez, a primeira cidade no estado de São Paulo a termos a oportunidade de sairmos dos tradicionais, 24 ou 25 especialistas, com a sensibilidade apurada do nosso governador Tarcísio e secretário Dr Eleuses Paiva para mais de 30 especialistas. Aqueles que nós não tivermos fisicamente serão atendidos, e daremos celeridade nos atendimentos. Destaco que hospitais importantes já fazem atendimento preliminar na saúde digital. Portanto, uma realidade que não tem volta, e que está salvando vidas.”



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.