Sem ‘Dia das Mães’ perdas podem chegar a quase R$ 20 bi
Economia
Fecomercio prevê queda de 31% nas vendas da temporada
Da Redação 30/04/2020O Dia das Mães acontece, neste ano, em meio à quarentena decorrente da pandemia da Covid-19, com grande parte dos estabelecimentos comerciais de portas fechadas. A segunda melhor data para o comércio, atrás apenas do Natal, costumava promover alavancagem das vendas no mês de maio.
No entanto, durante com o atual cenário, a Fecomercio-SP prevê queda de 31% nas vendas da temporada. Só na semana do Dia das Mães, deve haver prejuízo de R$ 3,7 bilhões. Para o mês, a baixa tende a atingir R$ 19,3 bilhões, menor patamar já observado.
Para calcular o recuo de vendas na data comemorativa, a federação contabilizou o desempenho de cinco segmentos que, habitualmente, registram altas nesse período. Estão na lista as lojas de móveis e decoração, eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento, lojas de vestuário e calçados, supermercados, farmácias e perfumarias.
A estimativa considera as vendas que serão realizadas por delivery, internet e outros meios alternativos. Ainda assim, todos os setores sofrerão baixa em maio. Para a entidade, esse período de crise terá reflexos econômicos profundos, que vão dificultar a retomada das atividades em padrões adequados no médio prazo.
A federação orienta que os empreendedores busquem alternativas para manter a liquidez e o fluxo de caixa. Para isso, pode-se fazer um levantamento de estoque, diminuir a margem de lucro e realizar promoções. (*) Com informações da Fecomercio-SP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.