JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Servidores participam de treinamento da Operação “São Paulo Sem Fogo”

Cidade

Trata-se de uma ação que visa capacitar agentes para atuarem no período de estiagem

Ação visa capacitar agentes para atuarem no período de estiagem, quando ocorre a maior parte dos incêndios florestais

Ação visa capacitar agentes para atuarem no período de estiagem, quando ocorre a maior parte dos incêndios florestais. Foto: Divulgação

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Quatro servidores municipais de Penápolis, que atuam em tarefas da Defesa Civil local, participaram nesta semana de um treinamento preparatório da Operação “São Paulo Sem Fogo”. O treinamento ocorreu em Araçatuba, nos dias 23 e 24, sob o comando da Defesa Civil do Estado de São Paulo e Corpo de Bombeiros.

Trata-se de uma ação que visa capacitar agentes para atuarem no período de estiagem, quando ocorre a maior parte dos incêndios típicos.

Os temas abordados foram: Plano de Contingência e Previsão Meteorológica; Emissão de Alertas e Comunicação no Desastre; Incêndios Florestais e a Fauna Silvestre; Saúde Pública no Período de Estiagem; Regras de Segurança em Deslocamento no Terreno; Bases de Treinamentos Práticos com Técnicas de Combate Direto (fogo e abafadores); Técniccas de Combate Indireto (abertura de aceiros); e Exposição de Materiais Básicos para Equipe de Combate Florestal.


SISTEMA DE PREVENÇÃO

O Estado de São Paulo conta com o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, e o treinamento em questão faz parte do cronograma desse sistema. Seu objetivo é diminuir os focos de incêndio e reduzir as emissões de gases de efeito estufa oriundas das queimadas em São Paulo.

Ainda como destaques do programa estão a proteção de áreas com cobertura vegetal contra incêndios, a erradicação da prática irregular do uso do fogo (respeitando o disposto no Decreto Estadual nº 56.571/2010) e o desenvolvimento de alternativas ao uso do fogo para o manejo agrícola, pastoril e florestal.

A participação dos servidores de Penápolis se refere à Fase Amarela da operação, prevista para os meses de abril e maio, em que o foco são as ações preventivas e de preparação para enfrentar os incêndios florestais.

De acordo com as diretrizes, durante os meses de abril e maio, as atividades de treinamento, capacitação, elaboração e revisão de planos preventivos e de contingência ganham prioridade.


PARCEIROS

A Operação São Paulo Sem Fogo é formada por diversos órgãos estaduais como as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado.

Além disso, conta também com ações do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Fundação Florestal (FF) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento. (*) Com informações da Prefeitura



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.