Sesc Birigui apresenta o 19º Festival de Cinema Italiano no Brasil para o Noroeste Paulista
Geral
De 3 a 8 de dezembro, o Sesc Birigui levará a Mostra para Ilha Solteira, Araçatuba e Penápolis; a entrada será gratuita
Da Redação 29/11/2024Durante o período de 7 de novembro a 8 de dezembro as unidades do Sesc Birigui, Sesc Registro e Sesc São Caetano, recebem parte da programação do 19º Festival de Cinema Italiano no Brasil, com uma seleção de filmes clássicos e contemporâneos da filmografia italiana.
Este ano, realizado em formato híbrido, o Festival apresenta 32 filmes, sendo 18 deles inéditos no Brasil, que competirão pelo prêmio oficial do evento. Além disso, promove uma retrospectiva, destacando ícones e momentos históricos do cinema italiano.
Confira a programação:
Um mundo à parte (Un Mondo a Parte)
Michele Cortese, professor de longa data em Roma, consegue uma transferência para a escola Jurico, uma pequena instituição no Parque Nacional de Abruzzo. Lá, ele enfrenta desafios no ambiente rural, mas com a ajuda da vice-diretora Agnese e das crianças, se adapta e se envolve na comunidade. Tudo muda quando surge a notícia do fechamento da escola, iniciando uma luta intensa para mantê-la aberta.
Dia 3/12. Terça, 19h. Cine Paiaguás - Ilha Solteira/SP. Todas as idades.
O pequeno Diabo (Il Piccolo Diavolo)
O Pequeno Diabo acompanha a história de um padre que, ao realizar um exorcismo, acaba se unindo a um demônio travesso que decide permanecer ao seu lado. A convivência inesperada gera situações cômicas e desafios enquanto ambos tentam lidar com as diferenças entre seus mundos.
Dia 4/12. Quarta, 19h. Cine Paiaguás - Ilha Solteira. Não recomendado para menores de 16 anos.
Romeu e Julieta (Romeu à Giulietta)
A jovem atriz Vittoria é rejeitada para a peça Romeo e Giulietta devido ao seu passado. Com a ajuda de uma amiga maquiadora, ela assume a identidade de Otto Novembre e conquista o papel de Romeo. Interpretar um homem traz desafios dentro e fora do palco, especialmente quando seu namorado é escalado como Mercúcio, levando-a a descobertas sobre si mesma e os outros.
Dia 5/12. Quinta, 19h. Sala Cora Coralina - Penápolis. Não recomendado para menores de 16 anos.
O Ouro de Nápoles (L'oro di Napoli)
O Ouro de Nápoles reúne histórias curtas sobre diferentes aspectos da vida cotidiana em Nápoles, abordando temas como relações humanas, honra, economia e escolhas pessoais, por meio de situações diversas e personagens únicos.
Dia 6/12. Sexta, 19h. Sala Cora Coralina - Penápolis. Não recomendado para menores de 16 anos.
Abismo de um Sonho (Lo Sceicco Bianco)
Ivan e Wanda, recém-casados, chegam a Roma para a lua de mel. Ele quer impressionar os parentes influentes e ela sonha em conhecer o ator de sua fotonovela favorita, O Sheik Branco. Ao sair do hotel para entregar-lhe uma foto, ela descobre a mediocridade de seu ídolo, enquanto Ivan, temendo um escândalo, tenta esconder dos parentes o desaparecimento da esposa.
Dia 7/12. Sábado, 19h. Associata - Araçatuba. Não recomendado para menores de 16 anos.
Eu, Capitão (Io Capitano)
Eu, Capitão é um drama italiano que acompanha a jornada dos jovens irmãos Seydou (Seydou Sarr) e Moussa (Moustapha Fall). Em busca de um futuro melhor, eles deixam Dakar, no Senegal, e embarcam em uma épica aventura rumo à Europa, enfrentando desafios no deserto, no mar e, principalmente, em sua própria essência humana.
Dia 8/12. Domingo, 19h. Associata - Araçatuba. Não recomendado para menores de 16 anos.
Sobre o Sesc Birigui
O Sesc Birigui iniciou suas atividades em 1998, ainda como uma Unidade Provisória e oferecendo atividades para toda a região. Em 25 de novembro de 2017 foi inaugurada a Unidade Operacional do Sesc Birigui, um moderno complexo cultural e esportivo com 7.586 m² de área construída em um terreno de 9.525 m².
Por acreditar que as ações socioculturais são fundamentais para a educação coletiva e individual, o Sesc tem em suas unidades um espaço privilegiado para a realização de suas atividades. Concebido segundo esses princípios, a construção do Sesc Birigui priorizou em sua implantação uma proposta arquitetônica que integra o verde em torno do edifício por meio de estruturas transparentes.
Seguindo critérios democráticos na política de acesso e na qualidade da programação, a unidade proporciona o encontro e a convivência entre pessoas e as múltiplas formas de expressão da cultura, promovendo a cidadania e a disseminação do conhecimento em diversas áreas. As relações com a comunidade, a municipalidade, as empresas e instituições fazem do Sesc Birigui um polo de interatividade local. Mais informações em https://www.sescsp.org.br/birigui
Serviço
CIMENA
Um Mundo à Parte (Un Mondo a Parte)
2024 | 112 min. | Legendado | Comédia
Dia 3/12. Terça, 19h.
Cine Paiaguás - Ilha Solteira.
Grátis - Todas as idades.
CINENA
O Pequeno Diabo (II Piccolo Diavolo)
1988 | 110 min. | Legendado | Comédia, Fantasia
Dia 4/12. Quarta, 19h.
Cine Paiaguás - Ilha Solteira.
Grátis - A partir de 16 anos.
CIMENA
Romeu e Julieta (Romeo è Giulietta)
2024 | 102 min. | Legendado | Comédia
Dia 5/12. Quinta, 19h.
Sala Cora Coralina - Penápolis.
Grátis - A partir de 16 anos.
CIMENA
O Ouro de Nápoles (L'oro di Napoli)
1954 | 138min | Legendado | Comédia, Drama
Dia 6/12. Sexta, 19h.
Sala Cora Coralina - Penápolis.
Grátis - A partir de 16 anos.
CIMENA
Abismo de um Sonho (Lo Sceicco Bianco)
1952 | 86min | Legendado | Comédia, Drama, Romance
Dia 7/12. Sábado, 19h.
Associata - Araçatuba.
Grátis - A partir de 16 anos.
CIMENA
Eu, Capitão (Io Capitano)
2023 | 121 min. | Legendado | Drama
Dia 8/12. Domingo, 19h.
Associata - Araçatuba.
Grátis - A partir de 16 anos.
(*) Por Imprensa/Sesc Birigui
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.