JOVEM PAN PENÁPOLIS

Setembro tem vários eventos alusivos à prevenção do suicídio

Cidade

Toda população é convidada a participar e a dar sua parcela de contribuição

Equipe de produção, autoria e elenco do filme “Beira Infarto”, que será exibido na biblioteca

Equipe de produção, autoria e elenco do filme “Beira Infarto”, que será exibido na biblioteca. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Durante todo o mês de setembro, diversas ações que alertam sobre a prevenção do suicídio estão sendo realizadas em Penápolis. Todas as iniciativas, que partem de várias instituições, reforçam o movimento “Setembro Amarelo”, focado na prevenção.

Toda população é convidada a participar e a dar sua parcela de contribuição, sendo divulgadores desta importante causa.

O CVV (Centro de Valorização da Vida) realizará junto às escolas, nos próximos dias, várias rodas de conversa com professores e gestores escolares durante as ATPC’s (aulas de trabalho pedagógico coletivo).

De acordo com a programação as atividades ocorrerão dia 10 às 7h30 no Ceeja (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos); dia 23 às 18h30 na EE Yone Dias de Aguiar, na EE João Teixeira Sampaio; na EE Joana Helena de Castilho Marques e na EE Adelino Peters.

Já no dia 24, as atividades acontecem às 18h30 com os professores e gestores da EE Dr. Carlos Sampaio Filho e EE Luiza Maria Bernardes Nory.

Em parceria com o Rotaract XV de Março, a equipe de colaboradores do CVV também participará de uma atividade de prevenção no dia 14, às 9h, no pátio do Santuário São Francisco de Assis.

Neste dia haverá distribuição de panfletos, fixação de cartazes nos estabelecimentos comerciais, distribuição de lacinhos amarelos aos pedestres e orientação.

A entidade ainda realizará uma palestra para alunos da Faculdade de Medicina da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) no dia 19. Será às 19h no NAC (Núcleo Acadêmico Cultural), antigo Teatro Lúmine.


CAPS

O CAPS II e o CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial) do Consórcio Intermunicipal de Saúde também promoverão nos dias 11, 12 e 13 várias rodas de conversa, no auditório do Céu das Artes. Nestes dias, no horário das 13h às 17h, a atividades será direcionada aos profissionais que atuam na atenção básica da rede de saúde.

Já no dia 20, às 8h no Céu das Artes acontecerá uma roda de conversa direcionada às famílias atendidas pelo CRAS da Vila Planalto (Centro de Referência da Assistência Social).

Na parte da tarde (das 13h às 17h), serão envolvidos na discussão do tema os adolescentes que participam de projetos das unidades de Cras, Creas (Centro de Referência Especializada da Assistência Social) e SOS (Serviço de Obras Sociais).


MACRO IV

A direção da Macro de Saúde IV organizou para o próximo dia 13, uma palestra sobre o tema suicídio aberta a todos os usuários e funcionários da unidade, além do público em geral que desejar comparecer. A ação ocorrerá no próprio saguão/recepção da Macro de Saúde, das 13h às 14h.

A palestra será proferida pelas médicas Helen Aparício Medeiros, que já atua na Macro IV, em parceria com Juliana Rozzo, responsável pelo atendimento na Unidade Básica de saúde da Vila Tóquio.


BIBLIOTECA

A secretaria municipal de Educação, por meio da Biblioteca Fausto Ribeiro de Barros, em parceria com a produtora Under Filmes Independentes, exibirá no próximo dia 20 às 19h30, o curta-metragem “Beira Infarto”, de autoria da escritora penapolense Marina Simão. A exibição será na própria Biblioteca. A classificação é 18 anos. Entrada franca.

O filme tem roteiro e direção de Thiago Tonello, e aborda os danos do preconceito social à vida das pessoas sofrem em silêncio. Com uma pitada de sensibilidade, Nanda (interpretada pela atriz Monika Norte) e Gi (interpretada pela atriz Rosseline Juares), criam retratos da vida real, em pequenos versos, sobre o universo do amor, da saudade, da dor em estar só na luta contra a depressão.

Após a exibição, haverá um debate com a participação de psicólogos do GEAS (Grupo de Estudos e Amparo ao Suicídio) e demais membros do CVV e Naviplis (Núcleo de Apoio à Vida de Penápolis).


CVV

O CVV oferece apoio emocional e prevenção do suicídio. O atendimento é gratuito para todas as pessoas que querem e precisam conversar. A pessoa estará sob total sigilo. Basta entrar em contato pelo telefone 188, disponível 24 horas todos os dias. O atendimento também é feito também pelo site www.cvv.org.br. Em Penápolis atuam 17 voluntários no atendimento. (*) Com informações da Secom – PMP



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.