Sincomércio alerta que não haverá lockdown na cidade, após áudio ‘anunciar’ medida
Cidade
Mensagem foi divulgada pelo Whatsapp; presidente do sindicato desmentiu informação
Ivan Ambrósio 19/03/2021O presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Penápolis), Júlio César Galinari, desmentiu um áudio que está sendo compartilhado pelo aplicativo Whatsapp, informando que, na cidade, seria decretado lockdown a partir desta sexta-feira (19).
Na mensagem, a pessoa, que não se identifica e, muito menos diz qual cidade seria adotada esta medida, informa que, após uma reunião com o “prefeito” e representantes do órgão, tinha sido decidido que supermercados e postos de combustíveis “funcionariam” até às 20h de hoje, reabrindo apenas na segunda-feira (22).
Ainda no áudio, ele relata o lockdown se estenderia no próximo final de semana e que o chefe do Executivo “publicaria” a medida por volta das 20h nos jornais e a divulgação nas rádios. Além disso, o suposto participante da “reunião” reforça que a multa em caso de descumprimento das normas seria de R$ 500 por pessoa. O áudio, que foi compartilhado em diversos grupos de conversas, causou muita confusão.
COMÉRCIO
A equipe do INTERIOR recebeu a mensagem e, imediatamente, entrou em contato com o prefeito Caíque Rossi (PSD), que relatou se tratar de uma fake news (informação falsa). Já Galinari, ainda na noite de quarta-feira (17), gravou um áudio para acalmar os comerciantes e demais pessoas que se preocuparam com o teor.
“Não sou eu que estou falando e isso não procede em Penápolis. Quero aproveitar e alertar às pessoas em tomarem cuidado ao passarem notícias em outros grupos, averiguando, antes disso, a procedência. Não estamos numa situação boa, seja na questão da saúde ou do comércio e a divulgação destas fake news acabam prejudicando”, ressaltou.
Além de Birigui, o áudio também foi compartilhado em outras cidades da região. Em Birigui, o prefeito Leandro Maffeis (PSL) gravou um vídeo esclarecendo a situação. “Isso não procede”, disse. Ele ainda lamentou que as redes sociais sejam utilizadas para difundir informações falsas e inverídicas.
Dilador Borges (PSDB), de Araçatuba, garantiu que o lockdown está descartado. “Isso não está em pauta. Continuaremos apertando a fiscalização e pedimos a colaboração de vocês para manter o distanciamento, não aglomerar, usar máscara, manter o álcool em gel. Fazer aquilo que estamos pedindo há mais de um ano. Não acredite nas fake news”, afirmou.
EMERGENCIAL
Todo o Estado, com exceção de algumas cidades, como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, que decretaram lockdown, seguem a Fase Emergencial do Plano São Paulo de combate à Covid-19. Nesta etapa, que vai até o dia 30, ficam suspensas a liberação para a realização de cultos, missas e outras atividades religiosas coletivas, bem como os eventos esportivos, como jogos de futebol.
Alguns serviços que estavam na lista dos considerados essenciais, como lojas de materiais de construção, foram excluídos e deverão permanecer fechados. A restrição completa proíbe a retirada presencial de produtos em restaurantes e lanchonetes. Elas só poderão fazer entregas pelo sistema em que o consumidor recebe o produto dentro de seu veículo, o drive thru, entre 5h e 20h ou por serviços de entrega na residência – delivery - por telefone ou aplicativo.
Não haverá nenhuma restrição ao funcionamento de supermercados. Foi ainda determinado o teletrabalho obrigatório para atividades administrativas não essenciais. A imposição vale tanto para órgãos públicos, quanto escritórios particulares e serviços de call center. O governo também recomendou o escalonamento no horário de trabalho, para evitar aglomeração no transporte público.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.