AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Sincomércio discute com Daep soluções para cobrança da taxa de lixo na região central

Cidade

Autarquia anunciou recentemente que ampliou a área de coleta diária do lixo

Encontro com o presidente do Daep ocorreu essa semana na sede do Sincomércio

Encontro com o presidente do Daep ocorreu essa semana na sede do Sincomércio. Foto: Divulgação

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

O presidente do Sincomércio de Penápolis, Júlio Galinari, participou na segunda-feira (30) de uma reunião com a direção do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), para esclarecer sobre o aumento dos valores cobrados pela coleta de lixo na região central da cidade.

A autarquia anunciou recentemente que ampliou a área de coleta diária do lixo, que passou a abranger o quadrilátero entre as ruas Augusto Pereira de Moraes e Giácomo Paro e as avenidas Santa Casa e Rui Barbosa.

Desta forma, além do reajuste anual referente à reposição da inflação, que foi de 7,159%, os imóveis que ficam nesse perímetro tiveram um valor adicional, já que a coleta passa a ser diária, gerando descontentamento e vários questionamentos.

O Daep argumenta que a ampliação da área com coleta diária de lixo tem como objetivo evitar o acúmulo de resíduos na área central, contribuindo com a eliminação de sujeira nas vias públicas, a atração de animais vetores de doenças e riscos de alagamento em período de forte chuva.

Entretanto, o presidente do Sincomércio entende que da maneira que é cobrada a taxa de lixo atualmente, alguns imóveis acabam sendo penalizados. Durante o encontro, o presidente Carlos Alberto Bachiega informou que já estão sendo feitos estudos para atualizar a lei da cobrança, que é de 2001.

Ele ainda acrescentou que a autarquia está procurando alternativas para tornar a cobrança mais justa. Galinari e os demais diretores do Sincomércio acompanharão os estudos juntamente com a direção do Daep.


ANÁLISE

Ainda na semana, a direção do sindicato realizou a primeira reunião mensal, que teve como objetivo analisar os trabalhos desenvolvidos durante 2022 e estipular as metas para 2023. O presidente Júlio Galinari considerou o encontro bastante produtivo e importante, já que este ano ainda deve ser de muitos desafios.

“Estamos saindo de uma pandemia, o comércio está se recuperando, mas ainda teremos muito trabalho pela frente e precisamos estar alinhados”, comentou. A reunião teve a participação do empresário Fábio Ferracini, que faz parte da diretoria.

Ele fez questão de agradecer o apoio dos comerciantes durante a campanha eleitoral do ano passado, quando colocou seu nome para ser um representante da cidade na disputa por uma cadeira na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

Durante a reunião, Ferracini foi questionado sobre seu futuro político e disse estar preparado para qualquer desafio. Foram estipuladas varias ações para 2023, incluindo a inauguração de um centro em formação digital. (*) Com informações da A/I do Sincomércio



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.