Sirp entrega kits de testagens Covid-19 aos municípios da comarca de Penápolis
Cidade
Ao todo, serão distribuídos, num primeiro momento, 2,6 mil testes
Gilson Ramos 01/06/2021Todos os sete municípios que compõem a comarca de Penápolis receberão kits de testagens contra a Covid-19 (novo coronavírus). Ao todo, serão distribuídos, num primeiro momento, 2,6 mil unidades. A ação faz parte de um projeto realizado em parceria pelo Senar-AR SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo) por meio do Sindicato Rural de Penápolis (Sirp).
Em reunião na última sexta-feira (28) com a participação de todos os prefeitos dos municípios de Penápolis, Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e representante de Luiziânia, o presidente do Sirp, João Antonio Castilho, apresentou o projeto de testagem para a Covid-19, além da programação de cursos oferecidos pela Faesp e Senar-SP.
A intenção é firmar parcerias com todas as Prefeituras para oferecer capacitação voltada à melhoria da renda das pessoas ligadas ao campo. Compareceram à reunião os prefeitos de Penápolis, Caíque Rossi; de Barbosa, Rodrigo Primo Antunes; Avanhandava, Ciro Veneroni; Braúna, Heitor Verdú; Alto Alegre, Carlos Sussumi Ivama; Glicério, Ildo “Gaúcho” de Souza, e o assessor parlamentar Walter dos Santos. Luiziânia foi representada pelo vice-prefeito Claudemir Pedro Galante, o Pero.
Durante o encontro, realizado na sede do Sindicato Rural, observando as medidas protocolares sanitárias de combate à Covid-19, o líder ruralista João Castilho fez uma explanação sobre as ações desenvolvidas e disponíveis aos municípios da comarca, com o foco na capacitação profissional e promoção social, através do Senar-AR-SP.
Na oportunidade, efetuou a cada chefe do Executivo a entrega da relação de cursos disponíveis para o próximo semestre, bem como ações em parceria com o Sebrae-SP, que também atua na capacitação dos produtores e trabalhadores rurais. Foi apresentado ainda o projeto mediante a parceria, para a distribuição junto aos municípios da comarca, de máscaras de proteção facial, item essencial para a prevenção ao contágio do novo coronavírus.
“É a preocupação e participação social da Faesp, Senar e Sindicato Rural em defesa da vida, buscando meios e incentivando através de testagens, máscaras e práticas de higiene promovendo a esperança por meio do combate a essa pandemia que tantas mortes já provocou no mundo todo”, disse Castilho.
Sobre a liberação dos kits de testagens, o presidente do Sirp explicou que os mesmos já estão sendo disponibilizados conforme a proporcionalidade no universo populacional de cada município, com a quantidade de testes disponíveis neste primeiro momento.
PROJETO
Por iniciativa do presidente da Faesp e Sistema Senar-SP, Fábio de Salles Meireles, foi firmada parceria com o Ministério da Saúde, juntamente com a Fiocruz para auxiliar no mapeamento da contaminação da Covid-19 no Estado de São Paulo com destaque à população voltado ao agronegócio paulista.
Nesse sentido, por meio do Programa Promovendo a Saúde no Campo (PPSC) foi desenvolvido um Projeto, denominado "Programa Semear da Esperança", para promover uma ação social conjunta com o Sindicatos Rurais para a realização de testagem rápida da Covid-19 por meio dos testes IgG/IgM que juntamente com o isolamento social e demais mecanismos preventivos, é uma das formas de combate à pandemia, tendo em vista que possibilita a detecção dos reagentes e não reagentes para que sejam tomadas as medidas necessárias para evitar a transmissão deste vírus.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.