COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Sirp entrega kits de testagens Covid-19 aos municípios da comarca de Penápolis

Cidade

Ao todo, serão distribuídos, num primeiro momento, 2,6 mil testes

Prefeitos da microrregião estiveram na sede do Sirp conhecendo programas

Prefeitos da microrregião estiveram na sede do Sirp conhecendo programas. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Todos os sete municípios que compõem a comarca de Penápolis receberão kits de testagens contra a Covid-19 (novo coronavírus). Ao todo, serão distribuídos, num primeiro momento, 2,6 mil unidades. A ação faz parte de um projeto realizado em parceria pelo Senar-AR SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo) por meio do Sindicato Rural de Penápolis (Sirp).

Em reunião na última sexta-feira (28) com a participação de todos os prefeitos dos municípios de Penápolis, Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e representante de Luiziânia, o presidente do Sirp, João Antonio Castilho, apresentou o projeto de testagem para a Covid-19, além da programação de cursos oferecidos pela Faesp e Senar-SP.

A intenção é firmar parcerias com todas as Prefeituras para oferecer capacitação voltada à melhoria da renda das pessoas ligadas ao campo. Compareceram à reunião os prefeitos de Penápolis, Caíque Rossi; de Barbosa, Rodrigo Primo Antunes; Avanhandava, Ciro Veneroni; Braúna, Heitor Verdú; Alto Alegre, Carlos Sussumi Ivama; Glicério, Ildo “Gaúcho” de Souza, e o assessor parlamentar Walter dos Santos. Luiziânia foi representada pelo vice-prefeito Claudemir Pedro Galante, o Pero.

Durante o encontro, realizado na sede do Sindicato Rural, observando as medidas protocolares sanitárias de combate à Covid-19, o líder ruralista João Castilho fez uma explanação sobre as ações desenvolvidas e disponíveis aos municípios da comarca, com o foco na capacitação profissional e promoção social, através do Senar-AR-SP.

Na oportunidade, efetuou a cada chefe do Executivo a entrega da relação de cursos disponíveis para o próximo semestre, bem como ações em parceria com o Sebrae-SP, que também atua na capacitação dos produtores e trabalhadores rurais. Foi apresentado ainda o projeto mediante a parceria, para a distribuição junto aos municípios da comarca, de máscaras de proteção facial, item essencial para a prevenção ao contágio do novo coronavírus.

“É a preocupação e participação social da Faesp, Senar e Sindicato Rural em defesa da vida, buscando meios e incentivando através de testagens, máscaras e práticas de higiene promovendo a esperança por meio do combate a essa pandemia que tantas mortes já provocou no mundo todo”, disse Castilho.

Sobre a liberação dos kits de testagens, o presidente do Sirp explicou que os mesmos já estão sendo disponibilizados conforme a proporcionalidade no universo populacional de cada município, com a quantidade de testes disponíveis neste primeiro momento.


PROJETO

Por iniciativa do presidente da Faesp e Sistema Senar-SP, Fábio de Salles Meireles, foi firmada parceria com o Ministério da Saúde, juntamente com a Fiocruz para auxiliar no mapeamento da contaminação da Covid-19 no Estado de  São Paulo com destaque à população voltado ao agronegócio paulista.

Nesse sentido, por meio do Programa Promovendo a Saúde no Campo (PPSC) foi desenvolvido um Projeto, denominado "Programa Semear da Esperança", para promover uma ação social conjunta com o Sindicatos Rurais para a realização de testagem rápida da Covid-19 por meio dos testes IgG/IgM que juntamente com o isolamento social e demais mecanismos preventivos, é uma das formas de combate à pandemia, tendo em vista que possibilita a detecção dos reagentes e não reagentes para que sejam tomadas as medidas necessárias para evitar a transmissão deste vírus.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.