JOVEM PAN PENÁPOLIS

Situação eleitoral deve ser regularizada até 8 de maio

Geral

Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização das Eleições Municipais deste ano

As Eleições Municipais 2024 estão marcadas para 6 de outubro (primeiro turno)

As Eleições Municipais 2024 estão marcadas para 6 de outubro (primeiro turno). Foto: Reprodução/Internet

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Eleitoras e eleitores de todo o país podem regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais até 8 de maio. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização das Eleições Municipais deste ano.

No caso das pessoas que vão tirar o título pela primeira vez é obrigatório o comparecimento ao cartório eleitoral para realizar a coleta da biometria.

O cadastro biométrico é gratuito e garante maior segurança para o processo eleitoral, evitando que uma pessoa vote no lugar de outra e ajudando na detecção de eleitoras e eleitores com mais de um registro no cadastro eleitoral.

Vale destacar que apenas a solicitação feita pela internet não garante a emissão do título ou a regularização da situação eleitoral. Os devidos documentos devem ser anexados para que a Justiça Eleitoral analise a solicitação e dê continuidade ao atendimento.

Apesar de ser possível adiantar o requerimento para o alistamento eleitoral pela internet,caso prefira, a pessoa pode se dirigir diretamente ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência para fazer a inscrição eleitoral.

A consulta para saber se os dados biométricos estão em dia pode ser feita no site do TSE.

O TSE lançou, em rede nacional, uma campanha sobre a biometria. Com o slogan “Identificação biométrica – a nossa democracia tem as duas digitais”, a ação busca conscientizar aqueles que ainda não fizeram a biometria e pretendem votar pela primeira vez nas Eleições Municipais 2024, marcadas para 6 de outubro (primeiro turno).

A eleitora ou o eleitor que não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral poderá votar normalmente no pleito de 2024.

Em Penápolis estão sediados os Cartórios Eleitorais das Zonas 87ª que é responsável por Penápolis, e o 289ª, para as cidades da Comarca.

Nesta reta final do prazo para regularizar o título e votar nas Eleições 2024, o atendimento aos eleitores será no seguinte horário:

-dias 1, 4 e 5 (portanto neste fim de semana – sábado e domingo) das 11h às 17h;

-dias 2, 3, 6, 7 e 8 – das 9h até às 17h.

Os atendimentos são para Alistamento Eleitoral; Revisão do título com coleta da biometria ou transferência.

Necessário levar RG, CPF e comprovante de residência. No caso do sexo masculino, nascidos em 2005, portanto completando 19 anos, também o Certificado de Reservista ou de Dispensa do Serviço Militar.

No caso de Regularização devido a impedimentos por processos judiciais, tem que apresentar a Certidão de cumprimento da sentença expedida pela Justiça.

Pelo aplicativo e-título o eleitor pode tirar ainda todas certidões. É fácil e prático.

Os Cartórios Eleitorais de Penápolis e Comarca estão localizados na Rua São Francisco, números 140 e 140-A, um ao lado do outro, no centro.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.