Socorristas e Bombeiros Voluntários participam de curso de combate a incêndio florestal
Cidade
Capacitação ocorreu de 17 a 19 deste mês e foi composta por aulas teóricas e práticas
Ivan Ambrósio 23/01/2020Vinte membros do Grupamento de Socorristas e Bombeiros Voluntários de Penápolis participaram de um curso de combate a incêndio florestal.
A capacitação, que ocorreu de 17 a 19 deste mês e foi composta por aulas teóricas e práticas, foi ministrada por instrutores do Quartel dos Bombeiros Voluntários de San Alberto, no Paraguai, Bombeiros do Aeroporto e do Instituto Chico Mendes, ambos de Foz do Iguaçu (PR).
O presidente e comandante Wesllyer Carlos da Piedade comentou que a escolha da modalidade se deu com o objetivo da associação ser um apoio em ocorrências deste tipo, fortalecendo a segurança da população, quando necessário. “Na oportunidade, os membros receberam informações dos tipos de combate, vegetação, material e ferramentas a serem usadas, bem como o trabalho em equipe”, disse.
As aulas teóricas foram feitas na sede do grupamento, que fica na rua Manoel Foz, 463, ao lado do CEU das Artes e as práticas na zona rural da cidade.
APOIO
A capacitação contou ainda com o apoio do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) que cedeu um caminhão-pipa, além da Prefeitura, por meio do prefeito Célio de Oliveira (sem partido) e do vice Carlos Alberto Feltrin (MDB), além do vereador Evandro Tervedo Novaes (DEM), que responde pelo departamento jurídico da associação.
“Estamos a cada dia nos preparando para melhor prestar um atendimento de qualidade na cidade e se tornar um braço auxiliador aos demais órgãos. Tanto é que eventos promovidos pela secretaria de Cultura e de Esportes, o grupamento presta apoio”, destacou Piedade.
O comandante analisou que a capacitação atingiu os objetivos. “Todos os participantes foram avaliados no campo de prática pelos instrutores, que acompanharam cada membro na absorção do conteúdo e colocação do ensinamento em prática”, observou.
CERTIFICADOS
Ao final, os membros receberam certificados de conclusão do curso. A entrega aconteceu no anfiteatro do CEU das Artes, que foi cedido para a solenidade pela secretaria de Cultura. “Com isso, já temos um departamento de profissionais habilitados para incêndios florestais, caso aconteçam e os órgãos precisem de apoio”, garantiu Piedade.
O comandante acrescentou que, para 2020, as capacitações continuarão. “Realizamos todas às terças o estudo continuado e o segundo módulo mais avançado deste curso que realizamos está agendado para junho. Nosso grupo está crescendo muito e só temos que agradecer a todos que nos apoiam prestando um atendimento humanizado e com qualidade”, finalizou.
O Grupamento de Socorristas e Bombeiros Voluntários em Penápolis foi criado em 17 de janeiro de 2018. Atualmente conta com 26 associados e possui treinamento e preparo em parceria com o Quartel de Bombeiros Voluntários de San Alberto, no Paraguai.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.