COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

TCE faz fiscalização-surpresa no aterro sanitário de Birigui

Região

Auditoria ocorre para verificar cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Vereadores de Birigui acompanham fiscalização no aterro sanitário do município

Vereadores de Birigui acompanham fiscalização no aterro sanitário do município. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Equipe do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) realiza uma fiscalização-surpresa na manhã desta terça-feira (27) no aterro sanitário de Birigui, que enfrenta diversos problemas ha alguns meses.

Na segunda-feira (26), a Prefeitura da cidade decretou situação de emergência no local, alegando que precisa de autorização da Câmara para um financiamento de R$ 14 milhões para adquirir maquinário para operação do aterro. Vereadores acompanham a fiscalização.

A ação do TCE-SP faz parte de uma auditoria na área de resíduos sólidos que ocorre, de maneira simultânea, em 267 municípios da Região Metropolitana, litoral e interior, para verificar o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.


AVALIADOS

Segundo nota da assessoria de imprensa do tribunal, serão auditados aspectos operacionais (coleta, destinação e disposição final de resíduos domiciliares, de saúde, da construção civil e de serviços de tratamento de água e esgoto) e relacionados ao planejamento (existência do Plano Municipal ou Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos).

A iniciativa pode ser acompanhada, em tempo real, pela Internet, por meio de um painel com fotos e vídeos dos achados preliminares em todo o Estado. Ainda de acordo com o que foi divulgado, no final da tarde será divulgado um relatório parcial sobre as conclusões da ação, a terceira de 2023.


HISTÓRICO

Segundo o TCE-SP, as fiscalizações-surpresa foram criadas em 2016 e, desde então, foram promovidas 44 ações do gênero. Entre os temas abordados, estão merenda escolar, transporte, creches, obras, unidades de saúde e limpeza pública.

O painel ‘Fiscalizações Ordenadas’, com todos os resultados, pode ser acessado pelo link www.tce.sp.gov.br/ordenadas. (*) Com informações do Hojemais Araçatuba



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.