JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Teletusa cria ponto de referência no descarte correto de pilhas, lâmpadas e baterias automotivas

Cidade

Esses itens, em sua composição, possuem componentes que podem ser tóxicos

Pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes podem ser descartadas na Teletusa

Pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes podem ser descartadas na Teletusa. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Lâmpadas, pilhas e baterias são itens comuns do dia a dia que, quando descartados de forma inadequada, causam grandes impactos ambientais pelas substâncias químicas que os compõem. Pensando nisso e contribuindo para o descarte correto desses materiais em Penápolis, é que a Teletusa Materiais para Construção, preocupada com o meio ambiente e com o bem estar das pessoas, se tornou ponto de referência para recolhimento gratuito de pilhas, lâmpadas e baterias automotivas.

Apenas empresas com uma visão de gestão global aplicável às necessidades de se preservar o meio ambiente, podem conferir o destino correto a esses resíduos e a Teletusa está inserida neste conceito preservacionista e pensando no bem da população. As pilhas e baterias devem ser descartadas em pontos de coleta. No caso de computadores, eles também devem ser devolvidos aos fabricantes, que vão desmontar os aparelhos, separar os componentes e reaproveitar ou reciclar as peças e metais.

Para o descarte, basta que a pessoa leve o material à Teletusa. Esses itens, em sua composição, possuem componentes que podem ser tóxicos ao meio ambiente e até mesmo ao homem. “Descartar corretamente pilhas, lâmpadas e baterias, evita que materiais tóxicos cheguem à natureza, muitas vezes podendo até mesmo causar danos irreversíveis”, explicou o auxiliar administrativo da Teletusa, Leonardo Borges Spachini.

Ainda conforme ele, é muito importante que as pessoas tenham consciência do descarte correto deste tipo de material. “Até mesmo o ser humano pode ter consequências com isso, é importante a consciência do descarte correto deste material. A Teletusa tem essa preocupação, por isso, por uma iniciativa do nosso diretor, José Carlos Altimari, nos tornamos um ponto de coleta em nossa cidade, visando estes cuidados”, acrescentou.

Na Teletusa, podem ser descartadas pilhas e baterias de pequeno porte, diferentes tipos de lâmpadas fluorescentes e também baterias de carros e outros veículos. Compete à empresa parceira do meio ambiente, no caso a Teletusa, fazer o correto armazenamento até que uma empresa especializada faça o recolhimento do material, que depois será descartado de forma correta e segura, sem riscos de danos ambientais.


PERIGO

As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição dessas pilhas, são encontrados metais pesados, como cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados, está o câncer e mutações genéticas. Vale destacar que as pilhas e baterias em funcionamento não oferecem riscos, uma vez que o perigo está contido no interior delas.

O problema é quando elas são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido se acumula na natureza, ele representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido com o passar dos anos. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos prejudicando a agricultura e a hidrografia.

As lâmpadas fluorescentes também precisam de um descarte adequado, pois elas possuem mercúrio na sua composição, o que não ocorre com as de LED. De uma forma geral, você precisa embrulhá-la em uma folha de jornal para levar para o descarte. Isso irá evitar que ela acabe quebrando no caminho por algum acidente. Caso quebre, tente tirar o pó com um jornal umedecido ou então recolha os pedaços com um seco. Seja qual for o caso, procure usar uma luva no processo para evitar qualquer tipo de contaminação. Depois, junte tudo para levar para o descarte.


SERVIÇO

A Teletusa Materiais para Construção tem sua sede localizada à avenida Marginal Maria Chica, 343, próximo ao Terminal Rodoviário. O descarte pode ser feito sempre no horário de atendimento comercial da loja, sendo de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h às 12h.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.