JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Termina período da piracema nos rios da região e pesca é liberada

Polícia

Regra estava em vigor desde 1º de novembro do ano passado em todo o Estado

Durante a restrição, várias autuações foram feitas pela Polícia Ambiental na região de diversos casos

Durante a restrição, várias autuações foram feitas pela Polícia Ambiental na região de diversos casos. Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Terminou, na última sexta-feira (28), a proibição da pesca devido ao período de reprodução dos peixes, denominada como piracema. A regra estava em vigor desde 1º de novembro do ano passado. Isto ocorreu porque durante quatro meses, os peixes costumam formar cardumes, migrando até as cabeceiras dos rios para a reprodução. Para evitar que sejam capturados, a legislação prevê limitação na pesca.

O desrespeito às normas durante o período é caracterizado como crime ambiental, apreensão dos instrumentos, apetrechos, embarcações ou veículos usados, além de multa, cujo valor mínimo é de R$ 700. As penalidades e sanções estão previstas na lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e no decreto 6.514, de 22 de julho de 2008, além das demais legislações específicas.


ECONOMIA

Na região de Araçatuba, que inclui Penápolis e é banhada por grandes rios, a pesca é importante para a economia e fonte de renda de muitas famílias. Além disso, há milhares de praticantes da pesca amadora. No sábado, primeiro dia após a liberação, os rios e lagos receberam muitos pescadores.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, com o fim da piracema, a pesca voltou a ser normal em todos os rios da região. Durante o período de restrição, a corporação registrou ocorrências corriqueiras, como pesca de espécies permitidas, mas fora de critérios estabelecidos, encontro de redes, entre outros casos. Várias autuações foram feitas e a pesca só foi permitida sem embarcações e com equipamentos simples, o que caracterizava a modalidade amadora.

Denúncias de crimes ambientais poderão ser feitas para a Polícia Militar Ambiental, pelo telefone 181 ou de emergência, o 190. Mais informações sobre o período da piracema podem ser obtidas pelo Disque Ambiente (0800 113 560) ou no site da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br).



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.