“Tia Nena” recebe título de Filha Ilustre de Penápolis
Cidade
Homenagem ocorreu em cerimônia promovida pela Câmara Municipal
Da Redação 07/12/2024Num reconhecimento ao seu destacado trabalho e acolhimento ao próximo, a comerciante Dercília Tavares da Silva, a “Tia Nena”, foi contemplada sexta-feira, dia 6, com o título de Filha Ilustre de Penápolis em cerimônia promovida pela Câmara Municipal.
A entrega da honraria foi feita pelo presidente do Legislativo, Ivan Sammarco (NOVO), autor de projeto para a homenagem. “Mais que reconhecimento, promovemos com essa iniciativa a valorização do que uma sociedade tem de mais importante, que é a sua gente. Gente cujo trabalho e a dedicação engrandecem o lugar em que vivemos. Tia Nena é exemplo de perseverança, de honestidade, de trabalho, de acolhimento, de transferência de valores morais para seus descendentes”, disse Ivan Sammarco.
VIDA
Filha de José Tavares e de Paulina Sussai Tavares, Dercília Tavares da Silva, a Tia Nena, nasceu dia 8 de julho de 1957 no bairro rural Saltinho do Lajeado em Penápolis. É a quarta numa família de 9 irmãos.
Aos 10 anos de vida teve que deixar os estudos para trabalhar na roça, em lavoura de amendoim. Pouco antes de atingir a maioridade, casou-se com José da Silva Ribeiro Neto.
Com contínuo trabalho e moradia na zona rural, aos 19 anos começou a atuar na feira livre, com a venda de produtos que ela colhia. Influenciada por sua irmã Sila, Tia Nena, ainda jovem, passou também a vender pamonha, inicialmente numa produção em conjunto com sua mãe.
Grande torcedora do Clube Atlético Penapolense (CAP), a partir de volta de 2008, faz especial acolhimento a vários jogadores, tendo o reconhecimento de diversos atletas, como do Reinaldo, atualmente do Grêmio.
Há 20 anos, tornou-se uma referência na feira livre na Av. Rui Barbosa pelo trabalho, qualidade dos seus produtos de milho comercializados e pelo grande carisma. Tem três filhas: Ana Paula, Angélica e Kátia. (*) Imprensa/Câmara
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.