Tiro de Guerra promove seleção dos atiradores para Turma de 2022
Cidade
Para a formação da turma serão selecionados 50 jovens na faixa etária dos 18 anos
Da Redação 18/02/2022O Exército Brasileiro, através dos Tiros de Guerra, promoveu a seleção dos jovens que irão compor o corpo de atiradores para o ano de 2022. O processo se realizou de 15 a 17 de fevereiro, e em Penápolis foi conduzido pelo 1º Sgt de Cavalaria, Stewart Rutilho Monteiro, Chefe da Instrução do Tiro de Guerra 02-027. Para a formação da turma serão selecionados 50 jovens na faixa etária dos 18 anos.
No ano de 2021, dos 249 jovens que se alistaram ao corpo de atiradores, 200 optaram pelo alistamento eletrônico, por meio do site https://alistamento.eb.mil.br e, 49 jovens alistaram-se presencialmente na Junta do Serviço Militar de Penápolis, que agende em imóvel à rua Dr. Ramalho Franco, 340 – Centro.
Dos alistados, 150 foram pré-selecionados pelo Serviço Militar Inicial e Mobilização de Recursos Humanos do Exército (SERMILMOB), os quais foram chamados ao Tiro de Guerra para realizarem a Seleção Complementar.
O 1º Sgt Rutilho informou que o processo de alistamento militar ocorre em quatro fases distintas, até o momento em que o jovem é selecionado ou não para cumprir o Serviço Militar Obrigatório.
A primeira fase é o Alistamento, realizado no período de 1º de janeiro a 30 de junho, pelo jovem que completa 18 anos naquele ano. A 1ª fase pode ser feita por meio do alistamento eletrônico ou presencial (informações citadas anteriormente).
A segunda fase é a Seleção Geral, que ocorre de agosto a novembro, momento em que todos os jovens alistados e selecionados comparecem ao Tiro de Guerra para que realizem exames médicos, testes de aptidão física e entrevistas.
Já a terceira fase chama-se Designação, que ocorre no mês de janeiro do ano seguinte ao seu alistamento. Nesta fase o jovem será designado à Organização Militar, no caso de Penápolis, o Tiro de Guerra 02-027.
E, na quarta e última fase ocorre a Seleção Complementar, fase esta em que o jovem fará novos exames e sua última entrevista para que, dentro de suas aptidões pessoais e dos critérios estabelecidos, sejam escolhidos os 50 cidadãos que irão servir ao Exército Brasileiro no Tiro de Guerra de Penápolis.
Ao término dos três dias de entrevistas e exames, os jovens selecionados são indicados para a matrícula junto ao Tiro de Guerra e os que por algum motivo foram dispensados participarão da cerimônia de juramento à bandeira e receberão o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
Os jovens que participaram da Seleção Complementar deste ano, em sua grande maioria não se apresentaram como voluntários, o que normalmente ocorre em virtude da visão equivocada que muitos jovens possuem em relação ao Serviço Militar, vendo apenas como algo obrigatório.
“Porém, quando as instruções físicas, teóricas, de valores morais, de civismo, de honra, de lealdade, de patriotismo, de camaradagem dentre outras são iniciadas os já atiradores recém incorporados passam a perceber o quão benéfico este período será em suas vidas e por tais motivos acabam tornando-se voluntários no decorrer do ano” – explicou o Chefe de Instrução.
Neste ano, o início das atividades para os 50 jovens selecionados e matriculados está prevista para o dia 3 de março.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.