AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Trabalhos artesanais da Apae serão expostos dia 6

Cidade

Cartões de Natal já estão disponíveis na entidade

Trabalhos realizados por alunos da Apae serão expostos no próximo dia 6 de dezembro no pátio do Santuário

Trabalhos realizados por alunos da Apae serão expostos no próximo dia 6 de dezembro no pátio do Santuário. Foto: Carlos Netto

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

No próximo dia 6 de dezembro, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Penápolis promove uma exposição de artesanato, a partir das 9h30, no pátio do Santuário São Francisco de Assis. A intenção é divulgar e vender os trabalhos produzidos através de marcenaria, por um grupo de alunos da entidade.

Hoje esses produtos, como bancos, casinhas para cachorro, vasos, suportes aéreos para vasos, entre outras peças de artesanato em gesso, papel e madeira, são produzidas por um grupo de pessoas acima de 30 anos. Eles passam o dia na entidade e precisam de acompanhamento, que na maioria das vezes não conseguem em suas casas.

A associação, por meio da assistente social Ana Paula Zílio Berbel e da coordenadora Maria Aparecida Venturin Roque, explicou que esse trabalho contínuo visa dar condições para que o aluno tenha uma ocupação durante o dia. No local, eles recebem as informações necessárias de como escovar os dentes, lavar as mãos antes das refeições, cuidar das roupas, dentre outras atividades que são muito importantes para facilitar a sua interação no seio familiar.

Ana Paula informou, por exemplo, que a permanência deles na entidade também ajuda muito as famílias, que têm um pouco mais de descanso, além de dar uma ocupação com o artesanato e facilitar a interação com demais alunos nas mesmas condições que eles.

“Geralmente, por serem alunos acima de 30 anos, seus pais ou cuidadores também são mais velhos e não conseguem cuidar deles da maneira como é preciso. Dessa forma, a Apae acaba dando uma ajuda muito importante para todos alunos e familiares”, explicou. Atualmente, nessa faixa etária são 84 alunos divididos em dois turnos que aprendem também sobre hortas e culinária.


ABRANGÊNCIA

A Apae é uma entidade com atendimento abrangente em outras faixa etárias, o que demanda muito recursos para sua manutenção de estrutura e assistencial. Sendo assim, a entidade promove muitas atividades que visam angaria recursos, como show de prêmios e telemarketing.

Em relação aos valores arrecadados com a venda dos trabalhos executados pelos alunos da marcenaria e artesanato, Ana Paula informou que o dinheiro é sempre aplicado em festas para eles mesmos, como forma também de interação dos grupos.

“O nosso trabalho aqui não para. São muitas pessoas atuando com terapias ocupacionais, psicologia, assistência social, ou seja, todos empenhados em fazer um trabalho coletivo, inclusive com as famílias, que também estão vulneráveis”, explicou. A dificuldade, segundo ela, muitas vezes estão ligadas ao fato destes membros terem mais de uma pessoa nessa condição excepcional e nessa idade, acima de 30 anos, o que fica completamente difícil conduzir o processo de assistência em casa.

“Então, a Apae acaba ajudando também as famílias em um processo que não para. Enquanto eles estão aqui, os pais podem fazer muitas coisas, como ir ao supermercado, farmácia ou fazer outras atividades diárias familiares”, relatou Ana Paula.

As famílias também recebem atendimento da entidade pois, segundo a assistente social, é bem difícil não liga-los à associação, em razão de muitos não terem condições financeiras, emocionais e até mesmo físicas para acompanhar os alunos nas atividades fora da instituição.

“Isso é comum, dada a complexidade da saúde ou limitações dos alunos, os pais ou cuidadores saírem daqui com toda documentação pronta, como receitas médicas, atestados, avaliações e encaminhamentos para especialidades”, lembrou.


CARTÕES DE NATAL

Com as festividades natalinas se aproximando, os alunos da Apae, como vem ocorrendo todos os anos, trabalham na produção de seus tradicionais cartões natalinos que, embora tenha sua procura reduzida, ainda são adquiridos por empresas penapolenses.

Segundo a coordenadora, os alunos já iniciaram a produção para atender a demanda das empresas que fizeram seus pedidos que, nesse ano, foi bem menor em razão das pessoas enviarem poucos cartões. “Pela facilidade das redes sociais, estas deverão enviar mensagens pelo whatsapp e facebook. Mesmo assim, nessa semana tivemos a oportunidade de vender muitos cartões e ainda temos para outros interessados”, garantiu Aparecida.

Até serem finalizados, os cartões passam por uma série de etapas, sendo confeccionados com várias técnicas tais como pintura à mão com lápis de cor, giz de cera, além do acabamento com brilho e colagem de figuras que lembram o Natal. “Todos os anos esses cartões são produzidos por eles mesmos, com muito carinho do começo ao fim. É uma tradição que não pode parar e que também nos ajuda na continuidade do trabalho aqui realizado”, destacou.

Embora em menor escala, empresas continuam encomendando e a renda contribui para que os trabalhos sejam realizados, através da compra dos materiais usados pelos alunos. Por outro lado, a atividade já faz parte do projeto pedagógico da entidade, sendo algo que os alunos se divertem bastante enquanto produzem.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.