Transporte Coletivo divulga balanço após uma semana de retorno das atividades
Cidade
Houve um crescimento gradual do número de usuários no retorno do serviço
Da Redação 10/06/2020O transporte coletivo municipal de Penápolis voltou ao seu funcionamento normal no último dia 1º, com as cinco linhas operando em todos os horários habituais. Após uma semana de retorno das atividades, a Prefeitura divulga o balanço da utilização do serviço neste período.
Até o dia 8, foi possível notar um crescimento gradual do número de usuários, sendo que, no primeiro dia de retorno, foi registrado um total de 550 usuários e 800 utilizaram o transporte coletivo dia 8. Como de costume, no final de semana houve uma queda, sendo contabilizadas 400 pessoas no sábado e apenas 100 no domingo. Vale lembrar que esses números correspondem à semana de pagamento e liberação de diversos auxílios.
Segundo informou o encarregado do serviço, Fernando Catelan, anteriormente, o serviço registrava, na semana de pagamento, uma média de 2,2 mil usuários por dia. Para o prefeito Célio de Oliveira, isso prova que o retorno do transporte coletivo foi uma medida acertada e a população está respeitando as regras de isolamento.
“O máximo que atingimos até agora foi de 800 usuários por dia, comparada à média de 2,2 mil nos meses anteriores. Isso significa que apenas as pessoas que realmente precisam desse meio para locomoção estão utilizando o transporte”, analisou.
PREVENÇÃO
Oliveira destacou ainda que diversas medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus estão sendo tomadas, como, por exemplo, todos os ônibus estão circulando com a capacidade reduzida, distanciamento entre os assentos, dispenser com álcool em gel 70% dentro dos ônibus à disposição dos usuários, limpeza e higienização frequente da frota, além da obrigatoriedade de utilização de máscaras faciais. “Nos grandes centros, o transporte tem sido um grande problema de transmissão da Covid-19, mas, felizmente, isso não acontece em Penápolis. Estamos monitorando diariamente o serviço”, comentou.
IDOSOS
De acordo com o balanço, é possível notar ainda o crescimento do número de usuários idosos - maiores de 65 anos -, quase dobrou em uma semana de funcionamento, saltando de 200 pessoas no dia 1º para 380 na segunda-feira (8). “Entendemos que muitos precisam do serviço para buscar aposentadoria ou auxílio na semana de pagamento. Porém, estamos monitorando esses números, pois eles estão no grupo de risco e são mais suscetíveis ao novo coronavírus. É preciso que eles fiquem dentro de casa, não circulem nas ruas e nem no coletivo, apenas em caso de extrema necessidade”, alertou o prefeito. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.