AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

TRE-SP anula sentença e Justiça Eleitoral de Penápolis terá de investigar denúncia de fraude

Justiça

Denúncia investiga suposta candidatura laranja no preenchimento da cota feminina

Na 1ª instância, juiz eleitoral de Penápolis decidiu não dar andamento ao caso

Na 1ª instância, juiz eleitoral de Penápolis decidiu não dar andamento ao caso. Foto: Ilustração

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Por decisão unânime, após sustentação oral do advogado Renato Ribeiro de Almeida, especialista em Direito Eleitoral, o plenário do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) decidiu, em votação unânime, nesta quinta-feira (15), anular a sentença de 1º grau e reabrir a Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra suposta fraude na participação feminina do PSDB de Penápolis nas eleições municipais de 2020.

Isso não implica, de imediato, na perda de mandato e troca de vereador na Câmara Municipal. O processo será agora devolvido a Penápolis. Se procedente a denúncia, isso poderá levar à cassação do mandato do vereador Edson Bilche Giroto (Batata da Pizzaria). Cabem recursos das decisões, como foi o caso agora da decisão do plenário. O advogado do partido, Jairo Zordan, já manifestou que, ao ser notificado, ingressará com recurso em Brasília.

Na primeira instância, o juiz eleitoral de Penápolis decidiu não dar andamento ao caso, sentenciando pelo arquivamento da ação. Na ocasião, pelo entendimento e conhecimento do julgador, não foi aberto inquérito e a ação arquivada de imediato. A ação investigativa em Penápolis quanto à denúncia de suspeita de fraude contra o PSDB em cota feminina (candidatura laranja) foi movida pelo suplente de vereador Alexandre Batata (PSD), por meio do seu advogado, Renato Ribeiro.

Consta nos autos que Alexandre pediu a anulação dos votos do PSDB. Na prática, de acordo com o advogado do impetrante, ocorreria à cassação do mandato do vereador eleito pelo PSDB, o Batata da Pizzaria, assumindo o primeiro suplente do PSD, portanto, Alexandre Batata. Na 2ª instância, o MPF (Ministério Público Federal), reforçou os termos da acusação indicando que há fortes indícios de que houve fraude no PSDB nas eleições do ano passado, dando parecer favorável à anulação da sentença de Penápolis.

O parecer foi contundente no sentido de que o assunto deve ser melhor apurado e que o arquivamento da ação feita pelo juiz em Penápolis foi equivocada. Conforme o advogado Renato Ribeiro de Almeida, a Justiça Eleitoral vem combatendo a ocorrência das candidaturas laranjas e que o caso a ser investigado em Penápolis, assim como outros casos de destaque no país, constituem mais um exemplo em que mulheres são lançadas como candidatas apenas para cumprir formalmente o percentual mínimo exigido por lei.

Já o advogado do PSDB, Jairo Zordan, defende que tecnicamente a documentação do partido quanto às eleições municipais está dentro do que determina a legislação, apontando como mínimas às chances do vereador Batata da Pizzaria perder sua vaga no Legislativo.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.