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Trecho da Assis, que passa por Penápolis, começa receber melhorias

Cidade

Será feita a recuperação no pavimento asfáltico, com correção de ondulações e deformidades e nova sinalização

Trabalho feito no trecho é de correção de ondulações e deformidades, além de nova sinalização horizontal

Trabalho feito no trecho é de correção de ondulações e deformidades, além de nova sinalização horizontal. Foto: Ivan Ambrósio

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

O trecho da rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), que passa por Penápolis, começou a receber as melhorias de pavimentação. As obras de recuperação são feitas pela empresa CGS Construção e Comércio Ltda, vencedora da licitação. Em alguns momentos do dia, as pistas funcionam no sistema pare/siga.

Os trabalhos terão investimentos de R$ 6,6 milhões do governo estadual, por meio do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), sendo contemplados os quilômetros 262 a 312 da pista, que passam por Barbosa, Penápolis e Braúna. Segundo o órgão, nesses 50 km será feita a recuperação no pavimento asfáltico, com correção de ondulações e deformidades e nova sinalização horizontal.


CONCLUSÃO

A previsão é que os serviços sejam concluídos em março de 2020. Com as obras, os mais de 4.550 veículos que trafegam diariamente pela rodovia contarão com melhores condições de segurança, além de gerar 128 novos postos de trabalho, sendo 32 diretos e 96 indiretos. Ao todo, mais de 83 mil habitantes dos municípios serão beneficiados.

As melhorias ocorrem dois anos após o MP (Ministério Público) divulgar laudo técnico emitido pelo Caex (Centro de Apoio Operacional à Execução) sobre as condições precárias do trecho. O estudo sobre a situação estrutural da rodovia iniciou-se em 2014. O objetivo foi de averiguar se o DER estava negligenciando com o dever de manter a SP-425 em condições de segurança para seus usuários, eventuais e habituais.


LAUDO

O laudo técnico emitido pelo Caex apresentou detalhes do levantamento feito na pista, apontando que o trecho encontra-se em precárias condições de manutenção e conservação com presença de trincas, fissuras, afundamentos e desagregação do revestimento da pista de rolamento, vindo a formar buracos; sinalização horizontal esmaecida; deficiências no sistema de drenagem; ondulação transversal sem sinalização, entre outros, prejudicando a fluidez e segurança dos usuários.

A ausência ou falta de conservação do sistema de drenagem superficial (valetas, canaletas, sarjetas, bueiros), para a condução de águas da região da pista para fora da plataforma da rodovia, de modo a não causar erosão ou empoçamentos também foi detectado no estudo.

Outro fator apontado no laudo apresentado ao Ministério Público foi à sinalização horizontal deficiente, dificultando aos usuários a identificação exata dos limites da pista, dos trechos em curva ou em rampa com proibição de ultrapassagem, das entradas e saídas da rodovia, entre outros.

Os técnicos que avaliaram a rodovia concluíram que, para restabelecer as condições normais de trânsito, seriam necessários os devidos serviços e obras de recuperação e manutenção, envolvendo recapeamento da pista de rolamento nos trechos onde a estrutura do pavimento encontra-se comprometida, recuperação das camadas inferiores (base, sub base), corte de vegetação da faixa de domínio, implantação e manutenção dos sistemas de drenagem, repintura de toda sinalização horizontal com aplicação de tachas refletivas, reconfiguração geométrica das rotatórias de Penápolis, implantação de proteção por barreira fixa, além de intensificar a fiscalização para coibir os excessos de velocidade e peso.



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