FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Trecho da Assis que recebeu melhorias na pavimentação volta a ter buracos

Cidade

Pontos mais críticos são nas rotatórias da Estrada Irmãos Buranello e da vicinal Arnaldo Covolan

Um dos pontos que recebeu melhorias, mas voltou a ter buracos é da rotatória da Estrada Irmãos Buranello

Um dos pontos que recebeu melhorias, mas voltou a ter buracos é da rotatória da Estrada Irmãos Buranello. Foto: Ivan Ambrósio

FERREIRA ENGENHARIA RODAPÉ 1 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Menos de dois meses em que a rodovia Assis Chateaubriand (SP-425) passou por melhorias de pavimentação, o trecho que passa por Penápolis voltou a apresentar problemas em sua estrutura, com a volta dos buracos. Os danos, conforme informou o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) seria em decorrência das fortes chuvas das últimas semanas.

Na manhã de quarta-feira (12), a reportagem do INTERIOR percorreu o trecho e constatou que as crateras estavam nos pontos onde o asfalto recebeu as obras de recuperação pela empresa CGS Construção e Comércio Ltda, vencedora da licitação.

Os pontos mais críticos são nas extensões das rotatórias para quem sai da Estrada Irmãos Buranello e a que dá acesso a vicinal Sargento Luciano Arnaldo Covolan. Neste pontos, é visível notar a presença de buracos que, se não forem cobertos, aumentarão sua extensão, podendo provocar danos e acidentes aos condutores que passam diariamente pela pista.


CORREÇÃO

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o DER informou que, para as próximas semanas, está programado serviços de correção do pavimento no trecho. Ainda na tarde de quarta-feira, funcionários da empresa passaram por alguns dos pontos críticos, arrumando algum dos buracos.

Os trabalhos tem investimentos de R$ 6,6 milhões do governo estadual, por meio do departamento, sendo contemplados os quilômetros 262 a 312 da pista, que passam por Barbosa, Penápolis e Braúna. Em alguns momentos do dia, as pistas funcionam no sistema pare/siga.

Segundo o órgão, nesses 50 km é feita a recuperação no pavimento asfáltico, com correção de ondulações e deformidades e nova sinalização horizontal. A previsão é que os serviços sejam concluídos em março deste ano.

Com as obras, os mais de 4.550 veículos que trafegam diariamente pela rodovia contarão com melhores condições de segurança, além de gerar 128 novos postos de trabalho, sendo 32 diretos e 96 indiretos. Ao todo, mais de 83 mil habitantes dos municípios serão beneficiados.

As melhorias ocorrem dois anos após o MP (Ministério Público) divulgar laudo técnico emitido pelo Caex (Centro de Apoio Operacional à Execução) sobre as condições precárias do trecho. O estudo sobre a situação estrutural da rodovia iniciou-se em 2014. O objetivo foi de averiguar se o DER estava negligenciando com o dever de manter a SP-425 em condições de segurança para seus usuários, eventuais e habituais.

O laudo técnico emitido pelo Caex apresentou detalhes do levantamento feito na pista, apontando que o trecho encontra-se em precárias condições de manutenção e conservação com presença de trincas, fissuras, afundamentos e desagregação do revestimento da pista de rolamento, vindo a formar buracos; sinalização horizontal esmaecida; deficiências no sistema de drenagem; ondulação transversal sem sinalização, entre outros, prejudicando a fluidez e segurança dos usuários.

A ausência ou falta de conservação do sistema de drenagem superficial (valetas, canaletas, sarjetas, bueiros), para a condução de águas da região da pista para fora da plataforma da rodovia, de modo a não causar erosão ou empoçamentos também foi detectado no estudo.

Outro fator apontado no laudo apresentado ao Ministério Público foi à sinalização horizontal deficiente, dificultando aos usuários a identificação exata dos limites da pista, dos trechos em curva ou em rampa com proibição de ultrapassagem, das entradas e saídas da rodovia, entre outros.

Os técnicos que avaliaram a rodovia concluíram que, para restabelecer as condições normais de trânsito, seriam necessários os devidos serviços e obras de recuperação e manutenção, envolvendo recapeamento da pista de rolamento nos trechos onde a estrutura do pavimento encontra-se comprometida, recuperação das camadas inferiores (base, sub base), corte de vegetação da faixa de domínio, implantação e manutenção dos sistemas de drenagem, repintura de toda sinalização horizontal com aplicação de tachas refletivas, reconfiguração geométrica das rotatórias de Penápolis, implantação de proteção por barreira fixa, além de intensificar a fiscalização para coibir os excessos de velocidade e peso.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.