Três paróquias retornam com missas presenciais neste final de semana
Religião
No Santuário e Santa Teresinha, celebrações serão salões de eventos; na Paróquia São José, será na igreja
Gilson Ramos 06/06/2020Seguindo medidas restritivas, as Paróquias do Santuário São Francisco de Assis, Santa Teresinha do Menino Jesus e São José Operário, retornam neste final de semana com as missas presenciais. A participação dos fiéis será limitada e com regramentos, evitando o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). As demais paróquias retornam com as missas presenciais, também com medidas restritivas, no próximo domingo (14).
Nas três paróquias que reiniciam as atividades litúrgicas, as celebrações serão exclusivamente nas igrejas matrizes de cada uma dessas paróquias. No Santuário e Santa Teresinha as missas ocorrerão nos seus salões de eventos, que ficam anexos às igrejas. Já na São José, as missas serão celebradas dentro do templo religioso.
No Santuário, com celebração no salão paroquial, as missas acontecerão às 7h, 10h e 18h e 19h30. Somente a missa das 7h terá transmissão ao vivo pela Rádio Difusora FM de Penápolis (88,3 MHz) e pela página da Pascom (Pastoral da Comunicação) no Facebook. A entrada e saída será através dos portões de acesso pelo pátio do Santuário e também pela avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins.
A Paróquia Santa Teresinha, com matriz no bairro que leva o nome da santa, para facilitar a participação e evitar aglomerações aumentou a quantidade de missas para o domingo. As celebrações serão às 7h, 8h30 e 19h30. Já a Paróquia São José, tendo a igreja matriz sediada no bairro Cidade Jardim, terá missas neste domingo às 9h e 18h.
A única mudança foi em relação ao sábado, quando a missa passa a acontecer às 19h e não mais às 19h30. A volta tem embasamento nos decretos municipais de flexibilização das atividades e, também, na Nota Orientativa do bispo diocesano Dom Francisco Carlos da Silva, de prevenção ao coronavírus e abertura gradual e parcial de algumas atividades religiosas na Diocese Lins, de 29 de maio.
Permanecem suspensas, por ora, as missas temáticas, procissões, reuniões, retiros, grupos de orações, confissões, catequese e outras iniciativas pastorais presenciais, sendo mantidas as atividades online.
RETOMADA
A retomada das celebrações acontece com olhar atento à realidade pastoral de cada Paróquia, e com aval das autoridades quanto ao controle da pandemia. Cultos e missas em Penápolis tem autorização por decreto, seguindo a flexibilização estadual. Várias igrejas evangélicas já retomaram seus cultos na cidade.
Uma grande preocupação dos sacerdotes responsáveis pelas paróquias neste retorno, é quanto a imprevisibilidade de pessoas para as celebrações. Em algumas cidades a limitação se dá por meio da distribuição antecipada de senhas. Não será o caso nas igrejas de Penápolis.
Os párocos e administradores paroquiais pensaram no atendimento a todos, aumentando o número de celebrações. Outra ação foi levar as missas para os salões paroquiais, ambientes maiores e mais ventilados, evitando assim limitações encontradas nas igrejas.
A expectativa é de um número maior de fiéis nas missas neste final de semana, levando em consideração o tempo de celebração eucarística sem a presença dos paroquianos. A proposta das missas nos salões paroquiais é para atender a essa possível demanda de pessoas às celebrações. Os salões foram preparados para bem acolher e celebrar no jeito novo de convívio social e comunitário.
A partir da experiência neste final de semana, as Paróquias vão se adequar às necessidades de bem celebrar com responsabilidade e segurança para todos os fiéis católicos.
RECOMENDAÇÃO
Para participar das missas, será exigido o uso de máscara facial durante toda a celebração. Não será permitido a entrada sem a mesma no espaço religioso. Também é divulgado, nas diretrizes da retomada das celebrações, que está impedido de participar quem estiver com sintomas gripais (febre, coriza ou dor de garganta).
Recomenda-se que aquelas pessoas pertencentes ao Grupo de Risco, continuem acompanhando as missas transmitidas pelos meios de comunicação. Ainda, respeitar e guardar o distanciamento social, não dar abraços ou apertos de mãos, e evitar contatos antes ou aos finais das missas. Os espaços celebrativos passarão por higienização antes e após cada missa.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.